Geral

Nova Pádua mostra o que tem de melhor a partir de hoje

Maior evento do município inicia nesta quinta-feira, dia 12. Comunidade paduense está em clima de festa

Nova Pádua respira a 13ª Festa de Produtos Coloniais (Feprocol). Faltando apenas seis dias para a abertura do evento, que ocorrerá de 12 a 22 de fevereiro, os preparativos para receber os visitantes estão acelerados. No Centro da cidade, que receberá a principal estrutura, quase tudo está preparado e a expectativa das pessoas envolvidas é grande. Durante dois finais de semana, quem passar pelo Pequeno Paraíso Italiano acompanhará uma diversificada programação que inclui Festival de Gastronomia Colonial, desfiles de carros alegóricos, exposição de uvas e produtos coloniais e show de manobras radicais de motos, entre outros. As atrações culturais também prometem agradar o público. Corais, shows locais, regionais e um nacional, com a dupla Hugo & Tiago, no dia 22, integram as atividades. Os shows serão realizados em dois palcos: o principal, que é o palco 1, ao ar livre; e o palco 2 junto ao salão paroquial.

Conforme o presidente da Comissão Executiva e vice-prefeito do município, Ronaldo Boniatti, o evento tem uma proposta diferenciada dos demais com relação à formatação física. “A nossa Festa não acontece em um pavilhão fechado, mas no próprio município, no quarteirão central. Então, ao circular pelos ambientes, o turista estará interagindo com a cidade e com a população. Ao mesmo tempo em que ele curte o evento, estará observando a igreja, a praça, o campanário e o Vale das Antas. Esse é o nosso diferencial. Queremos proporcionar momentos agradáveis, de bem-estar e de satisfação a quem nos visitar”, destaca Boniatti.

Entre os espaços preparados para o público está o de Agropecuária e Equipamentos, que será direcionado para o segmento da agricultura e contará com empresas de máquinas, exposição de pequenos animais e empresas locais. Já o Espaço do Gaúcho será utilizado pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Laço Italiano e pelo CTG Recanto Gaúcho, ambos de Nova Pádua. A Tenda Cultural irá abrigar exposições de arte e artesanato, incluindo trabalhos dos alunos da Escola Estadual Luiz Gelain e uma exposição fotográfica feita pela princesa da 13ª Feprocol, Mariana Galiotto, com imagens de Nova Pádua. Além disso, enquanto aproveitam as atrações, os pais terão a opção de deixar as crianças se divertindo em um espaço específico, o qual terá brinquedos e atividades recreativas.

O pavilhão 9 irá abrigar a Feira Comercial, que terá 42 expositores de setores como móveis, vinhos, confecções e artesanato, entre outros. Seis deles são de municípios da Serra e participarão da Feira Regional de Artesanato. No local também haverá a Exposição de Uvas e a Exposição dos Produtos Coloniais. A Vinícola Boscato, a Cooperativa Nova Aliança e a Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) estarão presentes no setor de vinhos.

Boniatti destaca que os turistas e visitantes da Feprocol irão encontrar um clima agradável e serão bem acolhidos pela comunidade. “Eles irão se sentir bem ao usufruir de tudo o que preparamos, desde a gastronomia e os produtos coloniais, até os shows. Como diz o nosso slogan, a 13ª Feprocol é Festa, Sabor, Alegria”.


Delícias na Vila Colonial

Um dos espaços mais concorridos na Feprocol será a Vila Colonial, onde os turistas poderão adquirir algumas das delícias que são produzidas no município. Nessa edição, o local contará com cinco casas que irão comercializar diferentes produtos, como frutas, embutidos, massas, pães, cucas, biscoitos, geleias, doces, conservas e produtos ecológicos. Uma dessas casinhas será dividida pelas famílias Pan e Giaboeski. Pela primeira vez, a nona Ignes Molon Pan, 74 anos, e o neto, Igor Pan, 20 anos, levarão para o espaço uma diversidade de massas caseiras feitas na empresa dela, em Nova Pádua.

Os produtos já são conhecidos por toda a região pela qualidade e pelo sabor que conquista clientes há mais de 20 anos. Igor ressalta que a expectativa para o evento é boa. “Esperamos vender bem nossas massas aqui, mas também fazer uma propaganda e atrair novos fregueses, que depois da festa poderão comprar nos mercados ou mesmo na fábrica”, ressalta o jovem que será o responsável pelo caixa.

Dona Helena Tonatto Giaboeski, 55 anos, levará seus pães coloniais, cucas, grostolis e biscoitos caseiros pela terceira vez para a Feprocol. Para ela, essa é uma oportunidade garantida. “Vendemos bem durante a festa. Por isso, a expectativa é grande e pelo que estamos vendo do trabalho da Comissão Executiva, teremos bastante movimento”, projeta. Ela ressalta que a produção é diária e que o pão é feito no fogão à lenha. “Quem compra não se arrepende, pois é tudo fresquinho. Tem gente que já conhece e vêm de outras cidades para comprar”, conta a comerciante.


O palco da Feprocol



1- Agropecuária e Equipamentos
2- Espaço Gaúcho
3- Tenda Cultural
4- Brinquedos / Recreação
5- Praça de Alimentação
6- Vila Colonial
7- Igreja Matriz / Gastronomia
8- Salão Paroquial
9- Festa Comercial / Exposição de Produtos Coloniais / Feira Regional do Artesanato / Vinícola
10- Pipa Degustação de uvas
11- Prefeitura Municipal
12- Desfile de Carros Alegóricos
13- Apresentações artísticas

1- Palco 1
2- Palco 2


Festival de Gastronomia Colonial

Entre os diferenciais da 13ª Feprocol está a realização do Festival de Gastronomia Colonial, que mais uma vez será comandado pelo Restaurante Ferronatto, de Flores da Cunha. A ação ocorrerá no salão paroquial aos sábados e domingos, das 11h às 14h. Após esse horário, os visitantes poderão consumir tábuas de frios, que serão vendidas por quilo. O ingresso para o Festival custa R$ 30 por pessoa e o visitante poderá desfrutar de um variado cardápio que inclui pães, cucas, bolos, biscoitos, grostoli, geleias, frios, salame, copa, morcílias e queijos de porco, galeto, salsichão, massa, risoto, polenta e fortaia, além de sobremesas, frutas, sucos de uva, vinhos de mesa, café, leite e chá. Tudo isso embalado por músicas instrumentais tocadas pela centenária Banda Santa Cecília.

Foto/Fabiano Provin

Rainha Tamara Rancan (ao centro) e princesas Aline Pan (D) e Mariana Galiotto (E) intensificaram a divulgação da Festa nas últimas semanas: corte pronta para celebrar.


Mudanças nos desfiles de carros alegóricos

A trajetória dos imigrantes italianos e de seus descendentes será resgatada e apresentada ao público por meio dos desfiles de carros alegóricos, um dos pontos altos da 13ª Feprocol. Serão duas apresentações na Avenida dos Imigrantes, com duração de uma hora e meia cada. A primeira está programada para o dia 15 de fevereiro (domingo), às 15h30min. A segunda será no encerramento do evento, dia 22, às 10h (também domingo). O desfile noturno não será mais realizado. De acordo com o presidente da Comissão Executiva, Ronaldo Boniatti, o cancelamento foi um pedido das comunidades, que estão envolvidas na preparação das alegorias, em virtude da colheita da safra da uva, que está antecipada em pelo menos 15 dias em 2015.

O enredo do corso alegórico foi organizado pela historiadora Gissely Lovatto Vailatti, em conjunto com a Comissão Executiva, e irá seguir o tema La nostra storia non le solo lavoro, le Festa, Sabor, Alegria (A nossa história não é só trabalho, é Festa, Sabor, Alegria). Norteado pela temática principal, o desfile será dividido em três quadros que incluirão 12 temas. Cada quadro será definido por um provérbio em talian. A expectativa da organização é que entre 3 e 4 mil pessoas prestigiem cada desfile. Para a festa, são esperados 30 mil visitantes.

Como serão os desfiles

Tema:
La nostra storia non le solo lavoro, le Festa, Sabor, Alegria (A nossa história não é só trabalho, é Festa, Sabor, Alegria).

Quadro 1 – L’omo sensa relision l’e come na béstia sensa paron (Um homem sem religião é como um animal sem dono).
1- Passagem do Bispo – Travessão Barra.
2- Casamento – CTG Laço Italiano.
3- Sagra na Capela – Nova Pádua (sede).

Quadro 2 – Laori fati in di de festa i vá fora pa la finestra (Trabalhos feitos em dias de festa saem pela janela).
4- Filó – Travessão Curuzu.
5- Domingo de Festa – Prazeres Sobre a Mesa – Travessão Leonel.
6- Visita das Comadres – Travessão Accioli.
7- Jogos de Bodega – Travessão Cerro Largo.
8- Banda Santa Cecília – 102 Anos – Travessão Paredes e Escola Estadual Luiz Gelain.

Quadro 3 – Soldi fà soldi, pedoci fà pedoci (Dinheiro faz dinheiro, piolho faz piolho).
9- Colheita do Trigo – Travessão Bonito.
10- Caça e Menarosto – Travessão Divisa.
11- A Vindima – Capela Santo Isidoro.
12- Feprocol – Travessão Mützel.

Os desfiles em Nova Pádua
15/2 – Domingo, às 15h30min.
22/2 – Domingo, às 10h.


Helena Giaboeski, Igor Pan e Ignes Molon Pan esperam fazer boas vendas e atrair novos clientes durante a Feprocol. - Mirian Spuldaro
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário