Geral

Nova chácara da Upeva na etapa final

Previsão é de que espaço na capela Medianeira seja ocupado até o final de janeiro

As novas instalações que devem abrigar os cerca de 500 cães e gatos que são mantidos pela União Pela Vida Animal (Upeva), de Flores da Cunha, parecem estar em fase de conclusão. Porém, ainda não há uma data definida para que os animais sejam transferidos da localidade de São Caetano para a nova chácara na capela Medianeira, no Travessão Alfredo Chaves. Na mesma área será feito um espaço para tratamento e cuidados especiais para os animais debilitados, um substituto para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), demolido em 2012. A última das tantas previsões estabelecidas é que o local esteja pronto para receber os peludos no final de janeiro.

Em abril de 2011 a Upeva recebeu uma ordem judicial para desocupar a chácara em São Caetano, onde, porém, está até hoje. O proprietário do espaço encaminhou ação contra a ONG e contra a prefeitura pelo não pagamento dos aluguéis desde março de 2009. Atualmente o local abriga parte dos 500 animais – o restante fica na casa de voluntários. A nova chácara fica em um terreno municipal e tem 6 mil m². Junto a essa estrutura está uma espécie de clínica onde serão feitos os cuidados especiais aos bichinhos com problemas de saúde. O atendimento será feito pelo médico veterinário da prefeitura.

De acordo com a presidente da Upeva, Justina Salvador, a moradia do caseiro está recebendo os últimos detalhes e a expectativa é de fazer a mudança ainda em janeiro. “Tivemos que adequar algumas coisas, mas elas são rápidas. Mesmo que os trabalhos retornem somente no dia 10, como nos passaram, esperamos conseguir levar os animais para a nova chácara ainda em janeiro”, adianta Justina. A ONG recebeu nos últimos três anos o repasse de R$ 39 mil, utilizados na compra de ração. Segundo a presidente, há sete meses a ONG não recebe do poder público verbas nem ração.

Segundo o prefeito Lídio Scortegagna (PMDB), a administração deve auxiliar também na mudança da sede da Upeva para o novo local. “Daremos todo o apoio. O importante é que estamos discutindo. É um projeto com trabalho conjunto”, acrescenta. De acordo com ele, a chácara depende da ligação da energia elétrica por parte da Rio Grande Energia (RGE) para que os últimos ajustes sejam feitos.
Os investimentos da nova chácara da Upeva giram em torno dos R$ 200 mil, de acordo com a secretária da Saúde, Sônia Beatriz Montanari. No valor está incluído o auxílio para a mudança dos animais. “Estamos com 90% da estrutura concluída. Temos ainda as fossas e a limpeza geral do espaço. Com isso acreditamos que ainda em janeiro o local seja entregue”, opina Sônia.

Voluntários em ajudar a Upeva ou adotar animais podem entrar em contato com Justina pelo telefone (54) 9917.3348.

Previsão é de que espaço seja ocupado no final de janeiro. - Madelaine Piroli/Câmara de Flores/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário