Geral

Noite para escolher o seu filme preferido

Festival de Cinema Estudantil exibe os últimos quatro vídeos na noite de hoje, sexta, no salão paroquial

Quem nunca viu um grupo de estudantes filmando na praça ou na casa da vizinha? Ou nunca participou das gravações do Astro? Ou contribuiu de alguma maneira para que um curta-metragem acontecesse? Em 14 anos, o Astro – Festival de Cinema Estudantil já movimentou intensamente a comunidade florense. Isso se comprova durante as noites de exibição das produções do Astro 2012. Nesta quarta e quinta-feira, mais uma vez o município respirou a sétima arte e atraiu centenas de pessoas ao salão paroquial. Conforme a organização do evento, mais de 2 mil pessoas compareceram ao festival para assistir aos 12 curtas-metragens produzidos pelos alunos do ensino médio da Escola Estadual São Rafael.

Público este que deverá aumentar hoje, dia 17, quando ocorre o encerramento da semana de exibições com a projeção dos últimos quatro vídeos – Um Final a Ser Marcado (turma 206), Garotos do Programa (203), Doce Loucura (107) e Divertida Confusão (304) – e da produção vencedora em 2011, As Cores da Vingança. Hoje também é um dia especial porque o público se coloca no lugar dos jurados e elegerá o vídeo preferido.

Por meio da categoria Filme Pop os presentes podem votar na produção favorita. Antes do início da exibição o público receberá uma cédula que deverá ser preenchida e entregue no final. A apresentação dos filmes tem início a partir das 19h, no salão paroquial. O ingresso custa R$ 5. Em cada uma das noites o público acompanhou as produções desse ano e assistiu a um filme produzido pelos estudantes do ensino fundamental da escola e ao vídeo Um Pai para meu Filho, vencedor de Filme Pop em 2011.

Premiação
As estatuetas douradas para os melhores vídeos deste ano serão entregues no dia 1º de setembro, no Clube Independente. A festa de premiação terá o comando do Trio Pipoca (Mr. Pi, Porã e Cagê) e, após, haverá discotecagem com os DJs Elias Capellaro e Kahball. Naquela noite serão conhecidos os indicados em cada categoria e entregues as estatuetas de Melhor Filme, Direção, Ator, Atriz, Ator e Atriz Coadjuvante, Roteirista, Cinegrafista, Produtor, Organização, Cena, Trilha Sonora, Figurino, Maquiagem, Efeitos Visuais e Sonoros, Vilão, Par Romântico, Participação Especial (masculina e feminina), Cartaz e Filme Pop.

Vídeos escolhidos
A comunidade florense assistiu às produções nessa semana, mas os vídeos deste ano já estão escolhidos. No último sábado, dia 11, um grupo composto por sete jurados assistiu e avaliou os curtas-metragens. Os jurados também indicaram os melhores vídeos em 20 categorias. Foram jurados a jornalista Shamila Carpeggiani; o fotógrafo Fábio Rosa; a graduada em História e membro do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação Taísa Verdi; a jornalista Danúbia Otobelli; o designer Francisco Ailton dos Santos; o cineasta Daniel Vargas; e a estudante de Artes Visuais Francine Giaquelin.

Programe-se
Hoje, dia 17
- As Cores da Vingança (Melhor Filme 2011)
- Um Final a ser Marcado (turma 206)
- Garotos do Programa (203)
- Doce Loucura (107)
- Divertida Confusão (304)

Concurso cultural

Com o objetivo de apoiar ações culturais, a Olimóveis (patrocinadora do Astro) lança o concurso cultural OliMovies. A proposta é incentivar os estudantes da Escola São Rafael a participarem de uma enquete proposta pela empresa. Para isso, basta curtir a página da Olimóveis no Facebook (www.facebook.com/olimoveis), ler o regulamento, preencher um breve cadastro e responder à pergunta: “Qual filme marcou sua vida? Por quê?” O autor da resposta mais criativa e original levará como prêmio um aparelho blu-ray e terá o nome divulgado nas redes sociais da empresa. Nos dias de exibição, uma equipe de promoters distribui pipocas em embalagens personalizadas com QR Code que direciona para a fan page. A promoção é aberta a todos os públicos e não apenas para os estudantes.

A fórmula de um Astro
Danúbia Otobelli*

Nada como a diversidade. Os roteiros do Astro 2012 mostraram que o ecletismo e algumas velhas fórmulas bateram à porta da 14ª edição do Astro. Sem o suporte do Núcleo de Produções Audiovisuais (NPAV), o Festival caminha sozinho e continua dando bons resultados e revelando talentos estudantis. Aos 14 anos de idade, o Astro é um adolescente feito por adolescentes – por isso alguns estereótipos estão sempre presentes (a imagem do homossexual, do colono). É um evento que cresceu, se consolidou, enfrentou crises e viu um salto de qualidade em seus vídeos nas últimas edições.

Salto esse que foi prejudicado em algumas produções neste ano. Nada que ofusque seu brilho, mas que merece uma atenção em 2013. Alguns problemas já resolvidos em outras edições voltaram, como a qualidade do som e de imagens.

Mas, se as filmagens precisam de melhora, os roteiros se superam a cada ano. Antenada, a gurizada do São Rafael produziu da comédia ao épico. Fez roteiros com começo, meio e fim (com algumas exceções), assistiu a produções anteriores, copiou ideias bacanas e descobriu o poder do clímax. A criatividade rolou solta e teve até filme histórico.

Do jeito que ficou, são filmes que divertem, emocionam, provocam sustos e causam boas risadas ao público que reconhece algum conhecido na tela. Alguns vídeos ficaram mais, outros menos, mas todos estão lutando por uma estatueta dourada para colocar na estante de casa. Basta acreditar e torcer.

* Jornalista e jurada
do Astro 2012.

Corpo de Jurados do Astro 2012. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário