Niae está em novo espaço
Sede será inaugurada neste sábado, dia 28, no subsolo da UBS do bairro União
A nova sede do Núcleo Interdisciplinar de Apoio Educacional (Niae) será inaugurada neste sábado, dia 28. O espaço de 395 metros quadrados está localizado na Rua Anúncio Curra, 3.479, no subsolo da Unidade Básica de Saúde do bairro União. O investimento da obra foi de aproximadamente R$ 360 mil, incluindo a pavimentação do pátio com bloquetos de concreto.
A sede conta com 10 salas para atendimentos, além de secretaria, direção, refeitório, sala de professores, cozinha e sanitários. Toda a estrutura possui acessibilidade. Conforme a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Ana Paula Zamboni Weber, os espaços seguem a legislação de inclusão. “Esses alunos precisam ser atendidos em um local adequado, com acessibilidade e material necessário. O espaço antigo não estava em boas condições”, afirma. Anteriormente, o serviço funcionava junto à Escola Municipal São José e, devido a problemas com o piso, o lugar foi interditado em outubro de 2018. As aulas foram transferidas para a Escola Municipal Santa Terezinha.
Fundado no município há 29 anos, o Niae atende atualmente cerca de 200 alunos com Necessidades Educacionais Especiais (Nee’s) ou dificuldades acentuadas de aprendizagem. O serviço possibilita o desenvolvimento das potencialidades da criança para a inclusão social e escolar. O encaminhamento para o órgão é feito por meio da escola. “Toda a criança passa por uma avaliação com os profissionais do Niae. Se ela é portadora de Nee ou tem dificuldade acentuada, permanece para receber o auxílio que necessita”, diz.
São realizados atendimentos nas áreas psicopedagógica, pedagógica, psicomotora, psicológica e fonoaudiológica para estudantes da educação infantil ao 9º ano. Há parceria com a Secretaria da Saúde para consultas médicas. O Núcleo integra a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e atende a alunos do ensino fundamental de todas as redes de ensino florense.
O Niae conta com uma diretora, uma coordenadora pedagógica-articuladora, quatro psicólogas, uma fonoaudióloga, um professor especialista em psicomotricidade, quatro professores especialistas, uma auxiliar de serviços gerais e uma monitora. A articuladora é quem desenvolve o papel de ligação entre o Núcleo e a instituição de ensino. “Ela está em constante comunicação com a escola e com o professor para observar o crescimento da criança. Dessa forma, são pensadas estratégias para que os alunos se desenvolvam cada vez mais”, completa a secretária.
De acordo com a diretora do Niae, Letícia Zin, o novo espaço irá aprimorar os atendimentos aos alunos do município. “Desenvolvemos as habilidades utilizando instrumentos de apoio que facilitam o processo de aprendizagem. Possuímos agora salas amplas, com materiais diversificados que contemplam as especificidades de cada criança”, pontua.
O Niae foi instituído em Flores da Cunha em 1990.
0 Comentários