Nascido em Otávio Rocha
Em textos e livros, o escritor Floriano Molon se dedica a contar a história de sua terra natal
O currículo de Floriano Molon, natural de Otávio Rocha, é extenso: professor primário, bacharel em Direito e funcionário público estadual e federal aposentado. Mas o que mais chama atenção é seu trabalho como jornalista e pesquisador da imigração italiana, com mais de uma dezena de livros escritos e a participação em diversas outras publicações, sempre voltadas para a sua grande paixão: a história de sua terra natal.
Na edição em que homenageia Otávio Rocha, o Jornal O Florense reuniu quatro livros para apresentar o trabalho de seu colunista, um dos filhos mais pródigos da comunidade. Mas assim como seu currículo, a obra de Molon é inesgotável, sempre pronta a adicionar mais um capítulo, futuro ou passado, da história da Serra Gaúcha, honrando, seja pela fé, pela cultura ou no consumo de um bom vinho, o legado da imigração italiana.
Nossa Senhora da Uva
Ano: 2007
Editora: EST Edições
Páginas: 44
Tendo como berço Otávio Rocha, conta a história da devoção a Nossa Senhora da Uva no Brasil. Ao mesmo tempo, tem o objetivo de divulgar esse título de Maria na região maior produtora de uvas do país, fruta que acaba se transformando na bebida escolhida por Cristo para se transformar em Seu sangue. Inaugurado em 2001, o monumento em homenagem à santa é um dos atrativos de Otávio Rocha e, atualmente, tramita um projeto de lei com o intuito de incluir o dia dela no calendário oficial de Flores da Cunha.
Slaviero, João
Ano: 2004
Editora: Coleção Talentos Terra do Galo
Páginas: 248
Resgata a trajetória de João Slaviero, pioneiro na vitivinicultura gaúcha com a criação dos vinhos Slaviero, em Otávio Rocha, que se tornou uma referência nacional e ajudou a colocar Flores da Cunha no mapa do setor vinícola brasileiro. O livro mostra como o personagem estimulou a cultura local, a divulgação dos produtos regionais e o consequente turismo na localidade. Ao fim, o autor também se dedica a contar a história do vinho e da uva e apresenta as principais iniciativas da comunidade de Otávio Rocha.
A Via Sacra de Guido Mondin
Ano: 2006
Editora: EST Edições
Páginas: 64
Detalha a vida e a obra do ex-senador Guido Fernando Mondin que, nas suas horas de folga das funções públicas, se dedicava à pintura. Dentre as centenas de quadros produzidos pelo artista, o livro destaca a Via Sacra em todas as suas cores para que o trabalho possa ser admirado por mais e mais pessoas. Ampliada, a obra está exposta tanto na Igreja de São Geraldo, em Porto Alegre, quanto na Igreja Matriz de Otávio Rocha, onde virou atrativo de fé para todos que visitam o interior do templo católico da comunidade.
Caminhos da Colônia
Ano: 2002
Editora: EST Edições
Páginas: 88
Apresenta o histórico, a evolução e o presente da rota turística Caminhos da Colônia, nos municípios de Caxias do Sul e Flores da Cunha, que oferece paisagem típica italiana, com seus vinhedos, vinícolas, igrejas, capitéis, parques, restaurantes e os legítimos descendentes dos imigrantes. Em poucos anos, o roteiro viu crescer seus atrativos, entre os quais a oportunidade de provar os produtos da gastronomia local, os vinhos, a graspa e as frutas e ouvir o dialeto preservado no dia a dia e em canções históricas.
0 Comentários