Geral

Não há previsão para repavimentar a VRS-814

Daer-RS informa que, por enquanto, apenas operações tapa-buraco serão realizadas na rodovia que liga Flores da Cunha a Nova Pádua

Exatamente como o jornal O Florense divulgou há quase um ano, em agosto de 2011, obras de manutenção e repavimentação na VRS-814, principal acesso ao município de Nova Pádua, ainda não foram executadas, muito menos têm previsão de início. A novela que iniciou há pelo menos 10 anos está longe de ter um final. Segundo nota da assessoria do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS), órgão responsável pela manutenção da rodovia, operações tapa-buraco serão realizadas esporadicamente, mas não há previsão para obras efetivas de repavimentação e melhorias no acostamento. Enquanto isso, os buracos e a falta de acostamento continuam proporcionando aos motoristas uma verdadeira aventura.

Concluída em 1989, a VRS-814 já foi chamada de VRS-014 e VRS-314. A extensão de pouco mais de 12 quilômetros é recheada de curvas, uma pista estreita, sem acostamento, além da falta de sinalização tanto vertical quanto horizontal. Com o passar dos anos a situação foi se agravando devido às condições climáticas e também ao aumento do tráfego de veículos, principalmente de empresas instaladas na direção de Nova Pádua – sem contar no deslocamento diário de ônibus e carros.

Vereadores florenses e paduenses, assim como os prefeitos Itamar Bernardi (PMDB), de Nova Pádua, e Ernani Heberle (PDT), de Flores da Cunha, já fizeram inúmeras reivindicações em Porto Alegre, junto a deputados e à Secretaria Estadual da Infraestrutura e Logística (Seinfra) para melhorias.

Opiniões
O presidente da Câmara de Vereadores de Nova Pádua, Elói Marin (PMDB), enfatiza que, por ano, a Casa envia de 15 a 20 ofícios ao Daer-RS pedindo por manutenção na VRS-814. Pedidos esses que até hoje estão sem resposta. “Nós pedimos não só uma operação tapa-buracos, mas o projeto de uma nova estrada, com acostamento e tudo o que é necessário. A insistência por parte dos vereadores é uma batalha travada praticamente toda segunda-feira, durante as sessões”, lembra Marin. Em 1997 uma ordem de serviço para a contratação de uma empresa para a elaboração de projetos de construção de 2,6 mil metros de refúgios foi assinada pelo então secretário estadual dos Transportes, José Otávio Germano. Anos se passaram e a obra não chegou nem a ter início.

Em 2002, após uma série de acidentes graves com vítimas, uma comissão intermunicipal e multipartidária formada pelos prefeitos de Flores da Cunha e Nova Pádua, pelos presidentes das duas Casas legislativas e por quatro vereadores paduenses esteve reunida na sede regional do Daer-RS, em Bento Gonçalves, pedindo apoio para obras na via. O pedido teve resultado dois anos depois: o recapeamento, enfim, foi feito. Mas a construção de 26 trechos de acostamento, com 100 metros de extensão cada, prevista no projeto elaborado em 1997, continuou no esquecimento.

O parlamentar paduense complementa que as inúmeras tentativas tanto para melhorias quanto para a municipalização da via não foram sequer respondidas pelo Daer-RS. Desde 2009, a prefeitura oficializou pedido para a municipalização do trecho que segue do loteamento Baggio até a entrada do município, com o objetivo de embelezar o local e construir rótulas já planejadas. “Infelizmente, apesar das insistentes tentativas, pouco se conseguiu. Por meio de reivindicações conseguimos as operações tapa-buracos, mas sabemos que isso já não resolve mais”, lamenta o vereador. Entre 2010 e 2012 novos pedidos foram encaminhados. A última operação foi realizada há pouco mais de duas semanas. Os próximos capítulos da novela VRS-814 ainda são uma incógnita para florenses e paduenses.

O que diz o Daer-RS
A nota encaminhada por e-mail pela assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Infraestrutura e Logística (Seinfra), após verificação junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagens (Daer-RS):
“Informamos que a 2ª Superintendência Regional do Daer, com sede em Bento Gonçalves, realiza serviços de tapa buracos periodicamente nas rodovias sob sua jurisdição. Na VRS-814, entroncamento da ERS-122 (Flores da Cunha) a Nova Pádua, com extensão de 12,3 quilômetros especificamente, os reparos foram executados há duas semanas. A expectativa para a equipe voltar ao local é daqui a 30 dias, em condições climáticas favoráveis para a realização dos trabalhos. No momento, não há previsão de pavimentação da rodovia”.

Câmara florense encaminhou pedidos

Recentemente, pelo menos três documentos foram enviados pela Casa Legislativa Raymundo Paviani à diretoria regional do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS) e à Secretaria Estadual da Infraestrutura e Logística (Seinfra) pedindo melhorias como operações tapa-buraco. De acordo com o presidente da Câmara florense, Valdir Franceschet (PMDB), o último pedido foi pelo recapeamento total da rodovia.

Em maio de 2011, o então suplente Domingos Bebber (PDT) sugeriu a criação de uma comissão parlamentar com o objetivo de solicitar aos deputados estaduais da região representatividade junto às autoridades competentes solicitando o recapeamento da VRS-814. Na mesma ocasião Bebber indicou que a prefeitura solicitasse ao Daer-RS autorização para limpar as valetas e os bueiros da vicinal.

Em agosto do ano passado, Franceschet, Moacir Ascari (PMDB) e Renata Zorgi Lusa (PMDB) reuniram-se com o deputado estadual Alexandre Postal (PMDB) – hoje presidente da Assembleia gaúcha – para encaminhar junto ao governo do Estado um pedido de recuperação da VRS. “A situação da rodovia se arrasta há anos, com o quadro se agravando nos últimos tempos em razão do incremento no fluxo de veículos que transportam a safra de uva e a produção de vinho. As operações tapa-buracos não dão conta do desgaste da via”, acrescenta Franceschet.

Protesto após a eleição de outubro
Para completar a desaprovação por parte dos moradores de Nova Pádua, as melhorias de tapa-buracos são feitas somente no território florense. Pela segunda vez consecutiva, a operação terminou no limite dos municípios. “A situação chegou ao máximo. Se até o final de outubro não tivermos resposta, faremos uma manifestação popular com o auxílio de todos os moradores. Vamos trancar a rodovia com o objetivo de chamar a atenção dessas autoridades. Temos acidentes quase que diários e a indignação é muito grande”, desabafa o presidente da Câmara paduense, Elói Marin.

O último ofício pedindo por melhorias na VRS-814 foi enviado no dia 10 de julho, dias após a operação tapa-buracos ser realizada. O pedido foi encaminhado por Marin na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. “Após as eleições (que acontecem no dia 7 de outubro), vamos fazer a última tentativa enviando ofícios e marcando uma audiência com o Daer-RS. Teremos de fazer alguma coisa mais chamativa. Essa decisão está tomada”, adianta Marin, complementando: “Os tapa-buracos definitivamente não são mais solução. Após alguns dias de chuva a estrada volta a ficar intransitável”.
Tráfego cada dia mais intenso tem contribuído para a deterioração do asfalto. - NaHora/Antonio Coloda
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário