Geral

Museus para a harmonia social

Em virtude da 8ª Semana Nacional dos Museus o próximo encontro do VI Ciclo de Palestras abordará o tema do evento desse ano: Museu para a Harmonia Social.

Em virtude da 8ª Semana Nacional dos Museus, que ocorre de 17 a 23 de maio, o próximo encontro do VI Ciclo de Palestras abordará o tema do evento desse ano: Museu para a Harmonia Social. A palestra, que ocorre na segunda-feira, dia 10, será ministrada pela professora, historiadora e escritora Gissely Lovatto Vailatti. O encontro acontece das 19h às 21h, no Espaço Cultural São José. A palestra tem entrada franca e está aberta à comunidade.

Educação especial
No último encontro do Ciclo de Palestras, que ocorreu na segunda-feira, dia 3, foi apresentada a importância da Apae para o município. Sob o tema Apae – Sua história, sua trajetória, sua importância no cotidiano da Educação Especial, o presidente da instituição, Itacir Neco Argenta, e a diretora, Maria Branchini, destacaram as diferenças entre a Apae e as escolas consideradas normais e contaram a história da instituição, que foi fundada em 1973 por Henrique Ordovás Filho. "A Associação de Pais e Amigos do Excepcional é mantenedora da escola, que por sua vez, tem a função de promover o ensino, a educação e o atendimento às pessoas com necessidades", salientou o presidente. Argenta também frisou umas das propostas da entidade que é promover, com a participação da família e da comunidade, a inclusão do indivíduo no mercado de trabalho e na sociedade. "A primeira inclusão no mercado de trabalho foi de Marcelo Tomé, na Fábrica de Móveis Florense. Em décadas passadas, a Apae era enxergada como um depósito de gente, mas são pessoas de qualidade, com muita capacidade", disse.

Em agosto de 2005, foi inaugurada a nova sede da Apae, que atende Flores da Cunha e Nova Pádua. A entidade é mantida por verbas municipais, federais e por doações de empresas do Município e da comunidade. Possui 84 alunos, que são atendidos por 26 profissionais. "Trabalhamos com diversos projetos, entre eles o Amigos da Apae, oficinas de arte, informática, feiras, informativo, calendário solidariedade e Apae em cena, onde os alunos dançam e se apresentam em jantares beneficentes promovidos pela entidade", apontou a diretora Maria Branchini. Durante a palestra foi lançado o vídeo institucional, que apresenta os trabalhos desenvolvidos pela Apae.

O Ciclo de Palestras tem como objetivo divulgar a história local e regional, oportunizando aos participantes o resgate da memória, dos dizeres e saberes do povo florense. A promoção é da Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, do Departamento de Cultura, do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi e da Associação de Amigos do Museu. O evento tem apoio da Agavi.


Presidente Itacir Neco Argenta e diretora Maria Branchini apresentaram a entidade.  - Neusa B. de Lima / Museu e Arquivo Histórico Municipal
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário