Geral

Município terá mais policiais militares somente em 2013

Comandante do CRPO/Serra, coronel Nicomedes Barros, diz que não há previsão para vinda imediata de novos policiais para Flores da Cunha. Governo do Estado deve encaminhar concurso no início do próximo ano. Defasagem na região chega a 40%

O combate à criminalidade na Serra Gaúcha deve ganhar reforços somente a partir de 2013. A informação é do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra), com sede em Caxias do Sul. De acordo com o coronel Nicomedes Barros Vieira Junior, o governo do Estado deverá lançar até o final deste mês um concurso para a contratação de 1,4 mil soldados para a Brigada Militar (BM), dos quais boa parte deve ser destinada à Serra. A expectativa é de que os novos PMs estejam nas ruas somente no início de 2013. Segundo o oficial, a deficiência nas 66 cidades sob seu comando, incluindo Flores da Cunha, é de aproximadamente 40%.
Conforme o capitão Juliano André Amaral, que comanda a corporação local, o efetivo ideal para Flores seria de 37 servidores, no entanto, atualmente 26 policiais atuam na BM – a carência seria de 42%. Do total do efetivo, quatro trabalham nos distritos de Otávio Rocha e Mato Perso e outros quatro realizam atividades administrativas no quartel, restando 18 brigadianos para o policiamento ostensivo. Além disso, três soldados encaminharam ofício ao CRPO solicitando transferência, e outro servidor, que é salva-vidas, integra o grupo de treinamento da Operação Golfinho. Há também a possibilidade de outros policiais serem deslocados para atuar no Natal Luz, em Gramado. Vale lembrar que a cada mês dois servidores entram em férias.

Uma das novidades do concurso para soldado será a chance de o candidato escolher, na hora da inscrição, entre a polícia ostensiva e o serviço de bombeiro. Serão 1,4 mil vagas para soldado da BM e 600 para soldado do Corpo de Bombeiros, ambos cargos de nível médio. O curso de formação deve começar em março de 2012. Serão 10 meses de treinamento, com 1,6 mil horas. A contratação é considerada o início de um projeto de recuperação do efetivo da corporação no Estado, que tem um déficit estimado em mais de 10 mil PMs. Hoje, contando com 22,6 mil servidores, a BM estima em 33 mil o número ideal para poder garantir um combate mais adequado à violência.



Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário