Geral

Município recebe mais 500 doses da vacina contra a gripe A

Lote foi disponibilizado pela 5ª Coordenadoria Regional de Saúde. Imunização ocorre em todas as UBSs de Flores da Cunha

A Secretaria de Saúde de Flores da Cunha recebeu mais 500 doses da vacina contra a gripe A. A imunização iniciada hoje, dia 1º de agosto, e aberta à população, ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi. "Vamos imunizar as pessoas por ordem de chegada, enquanto houver vacina", destaca a secretária de Saúde, Olga Baggio Sandri.

A nova remessa foi distribuída ontem, dia 31 de julho, pela 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (5ª CRS). No início de julho o município reativou o Comitê de Enfrentamento da H1NI e recebeu mil doses da vacina.

O Rio Grande do Sul registrou, em 2009, a primeira epidemia de gripe A. O Estado confirmou durante o inverno daquele ano 3.585 casos e 298 óbitos. Durante os anos seguintes, 2010 e 2011, foi decretado o fim da pandemia e início da fase pós-pandêmica, indicando que o vírus H1N1 se manteria em circulação, apresentando comportamento de vírus sazonal.

Até hoje a Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmava 48 óbitos pela doença no Estado, de um total de 383 casos confirmados. No ano passado foi registrado um caso positivo de gripe A em Flores da Cunha.

Saiba mais

- A gripe A é uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus A (H1N1). Este subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

- O antiviral oseltamivir, de nome comercial Tamiflu, está disponível em todo o Estado, gratuitamente, e o seu uso no início do aparecimento dos primeiros sintomas da gripe é fundamental para impedir o agravamento dos casos, especialmente de gripe A.

- Sintomas: febre, dor de garganta e dores nas articulações, musculares ou de cabeça. Ao apresentar esses sinais, procure atendimento.

Previna-se

- Higienize as mãos com frequência.
- Utilize lenço descartável para higiene nasal.
- Cubra o nariz e boca quando espirrar ou tossir.
- Higienize as mãos após tossir ou espirrar.
- Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca.
- Não partilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
- Evite aperto de mãos, abraços e beijo social.
- Reduza contatos sociais desnecessários e evite, dentro do possível, ambientes com aglomeração.
- Evite visitas a hospitais.
- Procure ventilar os ambientes.

Flores da Cunha recebeu mais 500 doses. - Camila Baggio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário