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Multas de trânsito crescem 27,5% em Flores

Infrações passaram de 4.486 em 2017 para 5.721 em 2018. Dois pontos são os que mais apresentam autuações

Flores da Cunha tem realizado trabalhos contínuos na educação para o trânsito, entretanto os números de infrações apontam que a conscientização precisa ser reforçada cada vez mais. Isso porque aumentou o número de multas de trânsito nas 20 lombadas eletrônicas instaladas em 10 pontos do município. Além disso, também cresceram as notificações expedidas pela Brigada Militar (BM). 
Conforme as estatísticas do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), as infrações em Flores da Cunha aumentaram 27,5% de 2017 para 2018, sendo a de alta velocidade a maior porcentagem. No último ano foram autuados 5.721 veículos, 1.235 a mais que em 2017 (veja os dados completos na tabela).  Ainda de acordo com o Detran, a faixa etária do condutor infrator está entre 26 e 45 anos, sendo que mais de 70% são efetuadas por homens. 
Segundo o diretor do Departamento de Trânsito do município, Carlos Alberto Orso, o aumento das autuações veio, principalmente, devido à realocação de dois equipamentos que estavam na Rua Frei Eugênio, atrás da Igreja Matriz, e foram colocados na Estrada das Indústrias, no bairro Lagoa Bela. “A maior incidência de multas vem das quatro lombadas da Lagoa Bela, em virtude do grande fluxo de veículos que passam pelo local, principalmente de outros municípios e regiões”, destaca Orso. De acordo com o diretor de trânsito, outras lombadas que também autuam com frequência são os quatro equipamentos da Avenida 25 de Julho, acesso Sul. “A maioria das multas são efetuadas à noite, e, principalmente, na contramão, pois muitos motoristas acreditam que os equipamentos não fiscalizam no lado contrário”, pontua. 
A secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, Ana Paula Ropke Cavagnoli, informa que está em andamento um estudo para possíveis novos pontos de instalação de equipamentos. “Todos os anos contratamos um engenheiro de trânsito para que ele possa nos apresentar um estudo sobre a eficácia das lombadas atuais e, neste ano, junto com esse relatório, foi solicitada a análise de novos pontos, onde devem ser implantados redutores de velocidade, lombofaixas ou sinaleiras”, adianta a secretária. 
Até o início de abril as justificativas técnicas serão entregues e analisadas pela prefeitura. “Não podemos colocar os controladores de velocidade em qualquer lugar. É preciso um acompanhamento e um estudo de trafegabilidade e acidentes. Após o recebimento dos relatórios, iremos avaliar os próximos passos”, afirma.
Atualmente, as lombadas eletrônicas são locadas para o município, que paga mensalmente o valor de R$ 1.988,99 por equipamento.


 

Mais providências

Dentre as muitas pautas da Câmara de Vereadores, a instalação de lombadas eletrônicas, semáforos, quebra-molas e lombofaixas sempre está em discussão. Neste ano, os vereadores realizaram cinco indicações referentes ao controle de velocidade, além de reivindicar indicações de anos anteriores sobre o assunto.
O vereador César Ulian (Progressistas) indicou a instalação de uma lombofaixa na Rua Natal Coloda, que dá acesso à Estrada Antônio Soldatelli. Outra indicação do vereador foi a instalação de um redutor de velocidade em frente ao Villagio Frei Salvador, na Rua Terezinha Mari Zorgi. A vereadora Claudete Gaio Conte (PDT) indicou a instalação de semáforos no entroncamento entre as ruas Heitor Curra e Frei Eugênio, na área central do município que, conforme justificativa, “acarretaria na retirada das lombadas eletrônicas das proximidades desta esquina, gerando economia ao município”. O vereador Clodomir José Rigo (Progressistas) indicou para o presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) a instalação de controladores de velocidade no km 89 da ERS-22, em São Gotardo. João Paulo Carpeggiani (MDB) solicitou a instalação de um redutor de velocidade na Rua Zilmar Ceconello, no trecho da via compreendido entre as empresas Frutiflores e Alimasther. 
O vereador Ademir Barp (MDB) constantemente informa das altas velocidades na Estrada Olindo Carlos Toigo, acesso que liga a Linha 60 ao distrito de Otávio Rocha, e indicou a instalação de equipamentos para o controle de velocidade na localidade. O vereador Samuel de Barros Dias (PTB) também realizou indicações na área do trânsito em anos anteriores, entre elas a instalação de redutores de velocidade na Rua Milano, em São Gotardo. O vereador Moacir Ascari, o Fera (MDB), pediu a colocação de uma lombada eletrônica ou redutor de velocidade na ERS-122, na Linha 80, próximo a empresa Treboll.

Município conta com 20 lombadas eletrônicas localizadas em 10 pontos. - Gabriela Fiorio
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