Geral

Motoristas questionam novo trevo junto à ERS-122

Obra no Km 93, no bairro Pérola, foi um investimento de pelo menos cinco empresas instaladas na região, com projeto aprovado pela EGR

Após reclamações de motoristas que trafegam pela ERS-122, nas imediações do bairro Pérola, sobre o recente trevo construído em frente a um posto de combustíveis, também recém-inaugurado, engenheiros da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) devem avaliar as mudanças feitas na via. No último domingo, dia 26, um caminhoneiro ficou ferido após tombar o Mercedes Benz com placas de Caxias do Sul logo após o local. A obra, concluída há poucos meses, teve o investimento de pelo menos cinco empreendimentos instalados na região com o intuito de facilitar o deslocamento de caminhões e veículos, o projeto foi aprovado pela EGR.
O diretor técnico da EGR, Milton Cypel, explica que em casos onde há a instalação de um posto de combustíveis nas margens da rodovia, a responsabilidade pelo projeto – e inclusive por sua execução –, é do próprio empreendimento. “No geral, os projetos não são aprovados logo no início, sendo necessárias modificações indicadas pelos nossos engenheiros. Após, a obra é fiscalizada para ver se sua execução ficou de acordo com o projeto. Em Flores da Cunha, vamos fazer uma verificação na próxima semana”, adiantou o diretor.
Segundo ele, um engenheiro será resignado para avaliar se a obra do trevo sofreu alterações do projeto aprovado pela estatal. “Se isso ocorreu, será feita uma notificação solicitando as correções necessárias. Mas vale lembrar que o limite de velocidade neste trecho da ERS-122 é de 40 Km/h. Um acidente como o ocorrido na última semana nunca aconteceria se o motorista estivesse dentro desse limite. Quando há abuso no acelerador, os acidentes são frequentes, independente das características da pista”, opinou.
A SIM Rede de Postos, que inaugurou um empreendimento com funcionamento 24 horas no Km 93 da ERS-122, explica que o projeto foi como um “consórcio entre empresas”, com o envolvimento de diversos empreendimentos que possuem na ERS-122 sua principal logística. “Foi um investimento privado para facilitar não somente o acesso ao posto, mas a essas outras empresas que ficam nas margens da 122. Antes do trevo haviam manobras muito arriscadas para que os caminhões tivessem acesso a esses locais”, avalia o diretor Executivo Diego Panizzon Argenta. Ao lado do posto, a SIM também estabeleceu um centro de distribuição dos itens vendidos nas lojas de conveniência de todos os postos da rede. “Em breve mais de 80% das lojas da rede serão abastecidas por aqui, o que também resultará em um bom retorno no ICMS para o município”, complementa.
Por ser uma via estadual, sua competência é do Estado, por isso os projetos são aprovados pela EGR e não pela prefeitura. “Na época apenas repassamos informações relativas à drenagem do local, mas não aprovamos projetos nem acompanhamos obras. Isso tudo é de domínio do Estado”, confirma a secretária de Planejamento, Ana Paula Ropke Cavagnoli.

O acidente
Por volta das 19h30min do último domingo, dia 26, o caminhoneiro perdeu o controle do Mercedes Benz com placas de Caxias do Sul após acessar o trevo em frente ao posto de combustíveis. O acidente bloqueou as pistas e deixou o trânsito lento. O motorista foi socorrido e levado ao Hospital Nossa Senhora de Fátima de Flores da Cunha. Ele teve uma fratura em um dos braços e foi transferido sem risco de morte.
Conforme alguns motoristas que passam diariamente pelo local, as pistas foram projetadas de forma que confundem. “No sentido Caxias a Flores, quem quer seguir em frente precisa trocar de faixa. Se você não prestar muita atenção acaba entrando na rotatória”, explica um motorista. “Se você parar e ficar analisando por uns 10 minutos, vê que mais motoristas erram o trajeto do que acertam”, relata um morador do bairro.

Trevo fica localizado no km 93, no bairro Pérola. - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

1 Comentários

  1. Image

    A obra realizada é simplesmente vergonhosa e só atende os interesses da empresa que bancou esta alteração da via no local. E agora a EGR simplesmente se esquiva da responsabilidade, quando deveria ter acompanhado a execução passo-a-passo. Urge que esta concessão da RS-122 seja repassada ao setor privado, conforme recentemente já anunciou o sr Governador do Estado, pois a EGR vem demonstrando, desde que assumiu a praça de pedágio de Flores da Cunha, que é ineficiente em todos os sentidos. Uma vergonha. .



    Comentário editado pela redação.

Deixe o Seu Comentário