Geral

Mostra Flores e Feira Agroshow marcam a retomada dos eventos presenciais

12ª edição ocorre de 12 a 27 de março no Parque da Vindima Eloy Kunz

Depois do município de Caxias do Sul e do distrito de Otávio Rocha retomarem os eventos, com o sucesso da 33ª Festa Nacional da Uva e da 14ª Fecouva e 4ª Festa do Moranguinho, chegou a vez de Flores da Cunha realizar as tradicionais feiras presenciais. Dois anos após o isolamento social imposto pela Covid-19, o Parque da Vindima Eloy Kunz volta a ser cenário da Mostra Flores e Feira Agroshow, de 12 a 27 de março, aos sábados e domingos das 10h às 19h.
Com o slogan ‘Estamos de Volta com Compras e Diversão para toda Família’, a 12ª edição deve contar com mais de 50 expositores que prometem atrair os visitantes com novidades em malhas, confecções, vestuário masculino, feminino e infantil, itens em couro, acessórios, lingerie, calçados, artesanato, móveis, colchões, vinhos, produtos agroindustriais e uma farta gastronomia. Tudo com preços direto de fábrica, atendimento diferenciado e entrada e estacionamento gratuitos. 
“O turismo regional está muito atrativo e as pessoas estão se movimentado bastante, isso faz com que tenhamos uma boa expectativa para os finais de semana de Mostra Flores. O evento é tradicional, foi criado em 1991, portanto já tem mais de 30 anos de existência, passando por várias transformações e, nesse novo formato como Mostra Flores, ele vem se posicionando já há 12 edições”, destaca o diretor Executivo da feira multissetorial, Ricardo ‘Bacana’ Vignatti, que estima que entre os três finais de semana um público de 20 mil pessoas circule pelo parque.   
Uma outra atividade que ocorre juntamente à Mostra Flores é a Feira Agroshow (chamada de Feira Agroindustrial), evento voltado à capacitação dos produtores rurais e com oportunidades de negócio para as agroindústrias, roteiros turísticos e setores agrários. “Durante toda a feira haverá as agroindústrias, com espaços cedidos gratuitamente para que elas estejam presentes e, no último final de semana, temos o evento dedicado somente ao setor do agro, com exposição de máquinas, palestras e toda uma rodada de negociações que acontece na parte externa do parque, traduzindo a Feira Agroshow, de forma mais efetiva”, revela o empresário, que complementa explicando que a nova denominação vai ao encontro de ampliar os produtos oferecidos e proporcionar uma roupagem diferente, que deverá contar, inclusive, com a presença de startups para dar visibilidade à inovação e tecnologia nesse setor. 
“A feira também promove esse retorno das instituições parceiras, vamos ter o espaço do Instituto Flávio Luis Ferrarini, por exemplo, com exposição e a exibição do curta metragem ‘O Menino da Terra do Sol’. A Mostra Flores tem essa característica de ser um ponto onde podemos mostrar o que Flores da Cunha tem de melhor. A feira é montada com expositores do município, mas também aberta para toda a região, porque a ideia é que possamos trazer pessoas, por meio da comunicação, da oferta de produto, do retorno presencial e fazer com que elas possam encontrar oportunidades, sejam elas comerciais, de lazer, ou gastronômicas, tudo em um único lugar”, frisa Bacana, que acrescenta que o turismo será evidenciado nessa edição, bem como o setor vitivinícola, representado pela fonte do vinho. 
O evento contará ainda com shows musicais aos domingos, atrações culturais e diversão infantil, com brinquedos infláveis na área interna. O Restaurante da Vindima oferecerá opção de buffet e, na praça de alimentação, haverá venda de lanches diversos. Na área externa terá a Casa de Noni e diversas casinhas com comercialização de produtos coloniais, incluindo os tradicionais pães assados na hora. O Ristorante Dolce Itália, da Escola de Gastronomia UCS, também é opção para os apreciadores da alta gastronomia. Além disso, muitas outras atrações devem ser confirmadas nos próximos dias. 
A Mostra Flores e Feira Agroshow é uma realização da prefeitura de Flores da Cunha com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), da Fetag-RS e Emater-RS. A organização é da Terra do Galo Positiva e conta com patrocínio do Banrisul, Sicoob, Círculo Saúde, Sicredi, Rede Sim e Cresol.

Expectativa dos expositores 
O principal propósito da 12ª Mostra Flores e Feira Agroshow, de acordo com Bacana, é o de incluir o evento no cenário comercial da região, uma vez que é visto como uma oportunidade para realizar vendas, fortalecer a divulgação de marcas e fomentar novas parcerias.  
E é justamente com essa finalidade que o proprietário da Zulian Estrutura Metálica e Pré Moldados, Rodrigo Zulian, está expondo seu trabalho, pela primeira vez, na feira multissetorial: “O objetivo é de abrir o campo de mercado, de negócio, porque não são todos que me conhecem na região aqui da Serra e em Flores da Cunha. Não tenho intenção de estar lá para fechar uma obra, até porque o meu produto passa pela engenharia para calcular o que vai passar nas normas e montar o orçamento”, evidencia.
Localizada no Travessão Rondelli, há mais de oito anos a empresa trabalha com pavilhões pré-moldados e metálicos e conta com produção e instalação próprias. “O pré-moldado, hoje, é o que está mandando no mercado por causa da agilidade. Uma obra, ao invés de levar três meses para ser concluída, em um mês está pronta”, explica Zulian. 
O jovem empresário pretende repetir sua experiência positiva expondo na Mercopar e, levará ao Parque da Vindima material gráfico e audiovisual para divulgação de seus produtos. “Já estou programando para, nas próximas edições, fazer uma maquete para demonstrar, porque o pessoal consegue visualizar melhor”.
Contudo, a feira não traz boas expectativas somente para aqueles que vão expor pela primeira vez. Este é o caso da linha de frente da D’Marju Confecções, Maria Antonia Carniel, que já participou de mais de 10 edições do evento, como expositora e organizadora, inclusive. “Eu espero que esse ano as coisas sejam um pouco melhores do que nos dois últimos, quando entramos na pandemia e não tínhamos mais eventos, mas, eu acho que agora as coisas estão melhorando. As feiras estão sendo retomadas presencialmente, porque antes era somente online que fazíamos nossas vendas, mas, agora vai se encaixar tudo”, prospecta Maria, que comanda a empresa há mais de 25 anos.
O empreendimento, localizado na área central do município, sedia a loja e a confecção, e produz uma ampla linha de pijamas, lingeries e biquínis para o público masculino, feminino e infantil. “Já lançamos a coleção 2022, então vamos levar à Mostra Flores algumas coisas. Temos peças muito lindas, tanto de meia estação quanto de inverno e eu pretendo fazer esse lançamento ali também”, empolga-se a empresária que acredita que este ano será de retomada.

Entre batalhas e conquistas, Maria Carniel está há mais de 25 anos à frente da D’Marju. - Karine Bergozza
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário