Geral

Morre o maestro Félix Natal Slaviero

Ele tinha 88 anos e estava à frente do Coral Nova Trento desde 1972. O velório ocorre na Capela São Luiz e a cerimônia de despedida será às 10h30min de domingo, na Igreja Matriz

O regente do Coral Nova Trento desde 1972, maestro Félix Natal Slaviero, 88 anos, morreu hoje, dia 3 de março, no Hospital da Unimed, em Caxias do Sul, vítima de câncer. O velório ocorre na Capela São Luiz de Flores da Cunha e a cerimônia de despedida será às 10h30min de domingo, dia 4, na Igreja Matriz. Após, ele será cremado no Memorial Crematório São José, em Caxias. Casado com Lia Kunz Slaviero, Félix deixa dois filhos, Antônio e Sandra, e um neto.

Slaviero regia o grupo musical que preserva os mesmos ideais desde a sua criação, em 19 de junho de 1972, ou seja, o Coral completará 46 anos em 2018. Foi nas dependências da Whiskeria Cockland, de propriedade de Eloy Kunz, que ocorreram as primeiras reuniões e também a assinatura da ata de fundação do Coral Nova Trento. Desde este dia, por unanimidade, foi indicado o integrante Félix Natal Slaviero como regente, função da qual o florense nascido na comunidade de Nossa Senhora do Caravaggio, no distrito de Otávio Rocha, cumpriu até 2016. “O Félix é muito expressivo e comunicativo. Durante todas as nossas apresentações ele busca o povo para cantar conosco e só temos a agradecer pela sua paciência e dedicação. Nunca se importou em nos ensinar cantos e repetir quantas vezes fossem necessárias até todos aprenderem”, enalteceu o presidente do Coral, Severino Bulla, em entrevista ao Jornal O Florense do dia 27 de novembro de 2015, quando Slaviero e o Coral integraram uma das reportagens especiais da série Gerações em Notícia, alusiva aos 30 anos de fundação do jornal. Atualmente, o Coral era regido por Cibele Tedesco.

Félix sempre se dedicou aos estudos, mas da mesma forma empenhou-se na música, atuando ativamente em inúmeras atividades musicais, somando pelo menos 18 corais diferentes entre Porto Alegre, Lajeado, Vacaria, Ibirubá, Ipê, Antônio Prado, Nova Roma do Sul, Caxias do Sul e Nova Pádua. Em Flores da Cunha, além do Nova Trento, atuou na Banda Florentina. Segundo a última entrevista do maestro, a criação e preservação do Coral Nova Trento é resultado do envolvimento de todos, além do carinho e respeito conquistados junto à comunidade. “Graças à cordialidade e espírito de doação destes valorosos componentes, tenho dado a contribuição de regente para os ensaios e apresentações na comunidade de Flores da Cunha, bem como em dezenas de municípios gaúchos, outros Estados e países”, listou o regente.

“As gerações passam enquanto as canções da tradição italiana permanecem vivas, graças à dedicação e amor ao canto italiano de pessoas, grupos familiares e corais. O Coral Nova Trento dedicou muitos anos na manutenção deste aspecto cultural da imigração e, para esta continuidade, dezenas de pessoas deram a sua contribuição, a exemplo de minha esposa Lia e também uma referência especial ao nosso presidente vitalício Severino Bulla”, destacou Slaviero em 2015.

 

Maestro (batendo palmas) estava à frente do grupo desde 1972. - Arquivo O Florense Félix ilustrou a série 'Gerações em Notícia' do Jornal O Florense. - Agência Positiva/Arquivo OF
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

5 Comentários

  1. Image
    Francine Iris Tadiello05 de Março de 2018 às 15:18

    Durante a minha infância vi o incessante movimento das mãos do maestro Slavieiro a reger o Vívere, Coral da Terceira Idade da UCS, do qual meus avós participaram por muitos anos. Um entusiasta da cultura italiana! Vá em paz, maestro! Que os querubins o acolham com cantos e músicas!

  2. Image

    O incansável Professor Félix!! Homem de uma cultura extraordinária!!! Sempre disponível para ensinar e a introduzir as pessoas no mundo cultural do canto e da música!!! Fui colega dele na 23° Delegacia de Educação de Vacaria,onde aprendi muito com ele! Meus pêsames a família!!! O céu ficou mais musical a partir de sua chegada!!

  3. Image

    Tive o prazer de conhecer professor slaviero foi na decada de 80 diretor da escola que eu estudava escola de primeiro e segundo grau Bernardina Rodriguez padilha em vacaria como Diretor da escola era muito respeitado ele gostava muito de cantar com os alunos

  4. Image

    Meus sentimentos a tds! Meu professor, maestro e colega! Vai deixar saudades!

  5. Image

    Grande perda para a cultura local. O maestro Felix foi o maior entusiasta que conheci da cultura italiana. Tive a hora de acompanhar de perto alguns anos de sua vida ajudando-o a ver melhor. Deixará saudades. Minhas condolencias à família. Dr Mauro Chies - Clinica Visão Serra.

Deixe o Seu Comentário