Geral

Monumento do Apóstolo Pedro é restaurado

Imagem localizada em frente à Igreja Matriz recebeu reparos e terá pintura concluída antes da celebração de Corpus Christi

Junho é marcado, em Flores da Cunha, por uma programação religiosa muito especial. As celebrações de Corpus Christi e da Romaria ao Eremitério Frei Salvador, que ocorrerão no dia 29, atraem milhares turistas e também motivam o envolvimento da comunidade. Uma das melhorias programadas é a restauração do monumento Apóstolo Pedro, ao lado da Igreja Matriz, na Avenida 25 de Julho. A imagem de três metros de altura receberá uma nova pintura, feita pelo artista Luiz Henrique Borges Lima. A conclusão do trabalho está prevista para os próximos dias.

A imagem, construída em gesso e pó de mármore, pesa 3 mil quilos. Em 1977, quando foi inaugurada, foi colocada no suporte em duas partes e com o auxílio de um guindaste. Com o pedestal, o monumento tem 6 metros de altura. De acordo com Lima, a imagem foi lavada e alguns detalhes e rachaduras foram recuperados. A pintura é o último acabamento. “Com a restauração ela ficará impermeabilizada, protegida das condições do tempo”, adianta o artista.

De acordo com Gilberto Schiochet, integrante da Comissão Administrativa da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, o investimento é de R$ 2,5 mil. O frei Valdivino Salvador, pároco florense, destaca que tudo deve estar pronto para o Corpus Christi. “Evidente que a pintura será muito bem-vinda para nossas celebrações. Queremos deixar São Pedro bonitão”, brinca o frei.

O padroeiro
São Pedro foi o primeiro padroeiro da então vila de Nova Trento. Quando os primeiros imigrantes italianos se instalaram na colônia, foram fundados dois povoados, o de São Pedro, localizado onde hoje é a sede do município, e o de São José, onde hoje fica o atual bairro Colina de Flores. O monumento foi inaugurado em 1977 pelo então pároco Benjamin Silvestrin e pelo prefeito Cláudio Bedin, em comemoração ao Centenário da Colonização Italiana em Flores da Cunha. A imagem é uma réplica da que existe no interior da Igreja Matriz e, na época, foi construída pelo Ateliê Zambelli, de Caxias do Sul.

Artista Luiz Henrique Borges Lima é o responsável pelos trabalhos na estátua. - Camila Baggio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário