Momento para troca de experiências
Cerca de 400 produtores de alho de todo o Brasil estiveram presentes no XXII Encontro Nacional dos Produtores de Alho, no último dia 20, em Campestre da Serra.
Cerca de 400 produtores de alho de todo o Brasil estiveram presentes no XXII Encontro Nacional dos Produtores de Alho, no último dia 20, em Campestre da Serra. De Flores da Cunha e Nova Pádua participaram mais de 60 agricultores.
A programação trouxe palestrantes nacionais e internacionais. O primeiro a se manifestar foi o pesquisador José Bruba, coordenador do Proyecto Ajo do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina, que abordou o panorama internacional do alho. Na sequência, demais pesquisadores abordaram aspectos mercadológicos do alho livre de vírus, tecnologia da produção, doenças da cultura, sementes livres de vírus e o mercado para 2010. "Houve uma boa participação, com discussão das perspectivas e desafios da cultura do alho e troca de experiências entre os produtores da região", destaca o presidente da Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (Agapa), Olir Schiavenin.
Após as palestras técnicas, realizaram-se as prestações de conta da Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (Agapa) e da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) e suas respectivas eleições. As duas diretorias foram reeleitas para o mandato do biênio 2010/2011. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, Olir Schiavenin, foi reeleito pelo terceiro mandato a presidente da Agapa; e pelo segundo ano como vice-presidente da Anapa. O presidente da Anapa é Rafael Jorge Corsino.
Reivindicações da Anapa
- Liminares emitidas constantemente a favor dos importadores;
- Cumprimento da normativa 242/92 que requer as informações de origem, CNPJ, nome da empresa importadora, entre outros dados;
- Denunciar meios para importar alho sem pagar impostos, inclusive a taxa antidumping;
- Subfaturamento das faturas de alho importado;
- Conclusão da Análise de Risco de Praga;
- Baixa qualidade do alho, o que compromete a qualidade do produto frente aos consumidores;
- Empresas ilegais de importação do alho.
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