Geral

Missa dos Louvores: fé, música e gastronomia em Otávio Rocha

Programação alusiva à Festa de Nossa Senhora da Saúde ocorrem entre hoje, sexta-feira, até domingo

Com três dias de programação, o distrito de Otávio Rocha realiza a partir de hoje, dia 18, a Festa de Nossa Senhora da Saúde, que se estende no sábado e domingo, dias 19 e 20, com a Missa dos Louvores. Além da gastronomia que inclui menarosto, bifes e bucho, e almoço tradicional com sopa de agnolini e churrasco, a atividade celebra a 10ª edição do evento comandado pelo Coral dos Louvores Som e Luz do distrito de Flores da Cunha, que conta com cerca de 90 vozes. A apresentação integra o canto com música instrumental e coreografias. O resultado é um verdadeiro espetáculo de fé e oração que neste ano terá três apresentações (confira abaixo a programação).

Sob a coordenação do professor André de Oliveira, a Missa dos Louvores tem duração de uma hora e meia e o pároco, padre Delvino Marin, receberá sacerdotes convidados para as celebrações, entre eles frei Jaime Bettega, que estará no distrito no domingo à noite, no encerramento da programação. “A Missa dos Louvores é sempre uma celebração diferenciada, pois é toda cantada e festiva. A cada edição escolhemos um tema para fazer a encenação do Evangelho e neste ano viemos de encontro ao Ano da Misericórdia, instituído pelo papa Francisco, tendo como tema Nossa Senhora Mãe da Misericórdia”, complementa Oliveira.

A primeira edição foi organizada em 2007, por iniciativa do professor Ivanor Miguel Calgaro, que foi secretário de Turismo e faleceu em 2009. A orientação é que os fieis cheguem com antecedência para garantir um lugar no interior da igreja.

Louvores e anjos

“A música traz paz ao coração e luz à missa.” Assim o caminhoneiro e agricultor Gentil Bernardi, 48 anos, resume sua paixão pela música e pelo canto. Paixão esta compartilhada com a esposa Rejane Gaio Bernardi, 44 anos, e da qual nutre a participação deles em coros como o da comunidade do Travessão Carvalho, onde moram, e também do Coral dos Louvores Som e Luz de Otávio Rocha, da qual Rejane integra há 10 anos – desde a primeira edição.

Unidos pela música, Rejane e Gentil tiveram muitas conquistas que foram se encaixando a suas vidas junto à música. Gentil abriu mão de cantar na Missa dos Louvores para cuidar da família que cresceu neste período. Em 2008 nasceu o primogênito Diego, que completa oito anos na próxima semana e, em 2010, a pequena Morgana, hoje com seis anos. Para assegurar a participação de Rejane na celebração, Gentil cuida dos pequenos enquanto ela se dedica aos ensaios semanais que antecedem o evento. “O Diego nos acompanhou algumas vezes quando era pequeno e com o nascimento da Morgana a Rejane ia aos ensaios e eu cuidava deles. Quem sabe no próximo ano já voltamos a ir cantar juntos na Missa dos Louvores”, adianta Gentil, que começou a cantar aos 17 anos no coral do Travessão Carvalho.

Rejane, que interpreta sozinha uma canção durante a celebração, canta desde os oito anos de idade por influência marcante da família. “Sempre gostei de cantar e é uma característica que veio dos meus irmãos e pais. Há 10 anos, quando surgiu a Missa dos Louvores, eu sabia que seria especial e o Gentil ajudou para que eu integrasse o coral mesmo com o nascimento do Diego e da Morgana”, conta Rejane, natural do distrito de Mato Perso, onde fez suas primeiras participações na música.

Uma das 90 vozes que concebem um verdadeiro espetáculo religioso, Rejane destaca que neste ano a Missa dos Louvores será uma celebração de anjos – a encenação do Evangelho trará este tema. “Teremos anjos por todos os lugares e eles estarão lá para levar os pedidos dos fieis a Deus. Além disso, temos a fé por Nossa Senhora da Saúde, que já concebeu tantas graças até mesmo para integrantes do coro. A cada edição carregamos algo diferente”, adianta Rejane. Desde setembro ela e toda a equipe de canto, música e coreografia ensaiam por cerca de três horas todos os domingos, tudo para proporcionar uma missa deslumbrante e que faz jus à famosa frase de Santo Agostinho: “Quem canta reza duas vezes”.

 

Programação*

Hoje – sexta-feira

20h30min – Jantar com menarosto (codorna, galeto e leitão, radici com bacon, polenta, macarrão, maionese, pão colonial, vinho, suco de uva, café e grostoli). Ingressos a R$ 50.

Dia 19 – Sábado

20h – Missa dos Louvores. Após, jantar no salão paroquial com bifes, bucho, saladas, pão e vinho.

Dia 20 – Domingo

10h30min – Missa dos Louvores e, ao meio-dia, almoço com sopa de agnolini, pien, carne lessa, crem, churrasco, galeto, costela suína, salada verde, maionese, pão colonial, vinho, suco de uva, café e biscoito. Ingressos a R$ 40.

20h – Encerramento e última apresentação do Coral dos Louvores.

* Outras informações e reserva de ingressos na subprefeitura de Otávio Rocha (3279.1298) ou no salão paroquial (3279.1138).

O casal Rejane Gaio Bernardi e Gentil Bernardi estão envolvidos na Missa dos Louvores desde a primeira edição, em 2007. - Camila Baggio/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário