Geral

Mirante Gelain poderá ser administrado pela iniciativa privada

Edital de concessão será lançado neste mês. Desde 2022 ponto turístico florense integra a Rota Caminhos do Alfredo – Enoturismo Rural

Localizado no Travessão Alfredo Chaves, a 650 metros do nível do mar e a 420 metros do nível do Rio das Antas, o Mirante Gelain, importante ponto turístico de Flores da Cunha, de onde é possível contemplar um visual único da Cascata Bordin e do Rio das Antas, pode passar a ser administrado pela iniciativa privada. 
A exemplo do que ocorreu no fim de 2021 com os cânions Fortaleza e Itaimbezinho, em Cambará do Sul, a medida pode trazer pontos positivos como investimentos em infraestrutura, pessoal e melhorias. Por outro lado, isso tudo exige um custo de manutenção, por isso, a entrada no local deixou de ser gratuita. 
Por aqui, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Tiago Centenaro Mignoni, a possibilidade de concessão da área do Mirante Gelain para uma empresa parceira operar o serviço de receptivo turístico foi estruturada a partir do início da gestão do prefeito César Ulian: “Foi quando se identificou que aquele patrimônio não contava com uma estratégia definida para o seu melhor aproveitamento, para a nossa comunidade e para os turistas que visitam o local”, revela o secretário, acrescentando que no ano de 2021 foram estudadas as modalidades possíveis, visando buscar uma solução eficiente e estruturante, e então se chegou na modalidade de concessão.
“Através do processo de construção de uma legislação específica, que tramitou na Câmara de Vereadores, estabeleceu-se a possibilidade para esta iniciativa. Agora, em agosto de 2023, um novo edital será lançado, através do qual esperamos concretizar esta parceria com a iniciativa privada, para que investimentos em melhorias, infraestrutura e disponibilização de serviços de receptivo turístico, como a comercialização de alimentos e bebidas, tornem o Mirante um atrativo turístico de fato. Estamos trabalhando com a expectativa de deixar tudo pronto e disponível para a nossa comunidade e visitantes já a partir da próxima primavera”, prospecta Mignoni, lembrando que no ano de 2022 dois editais foram lançados, no entanto, por questões de modelagem de negócios, análises de potenciais e empresas parceiras, as tentativas não avançaram. 
Ainda conforme o chefe da pasta, a região do Mirante Gelain vem se destacando no fluxo turístico nos últimos anos, especialmente após o lançamento da Rota Turística Caminhos do Alfredo, em janeiro de 2022 – que envolve 11 empreendimentos locais, por meio da qual é possível conhecer vinícolas, gastronomia, trilhas e belezas naturais, espaços para lazer e a cultura de um local com quase 140 anos de história – e a administração do local por uma empresa privada acabaria contribuindo ainda mais com esse cenário: “Este novo atrativo poderá incrementar a oferta turística de extrema qualidade que o Caminhos do Alfredo já oferece. Entendemos que esta modalidade de concessão se mostra o formato mais eficiente para agregarmos investimentos e elevarmos a qualidade dos serviços disponibilizados. O Poder Público contará com a empresa parceira para a realização dos investimentos e das atividades de receptivo turístico, mantendo sua responsabilidade pela fiscalização a boa operação e também a guarda do patrimônio, que segue sendo do município de Flores da Cunha”, reforça Mignoni acerca da responsabilidade pelo bem.
Por fim, questionado sobre a possibilidade de concessão da administração de outros pontos turísticos do município para a iniciativa privada o secretário não descarta a hipótese e afirma: “Outras localidades do município estão em estudo para que possamos, futuramente, contar com esta modalidade, auxiliando no desenvolvimento de Flores da Cunha”, conclui.
Atualmente o Mirante Gelain possui uma espécie de quiosque à disposição da comunidade, no entanto, o mesmo encontra-se vazio e trancado. Não há monitores circulando pelo local. No seu entorno mesas e bancos em pedra são utilizados para piqueniques – com itens que devem ser levados de casa. Crianças podem se divertir em balanços e gangorras, e os pets na ampla área verde. A entrada é gratuita.

Mirante Gelain proporciona uma vista única da Cascata Bordin e do Rio das Antas. - Karine Bergozza Atualmente o quiosque, à disposição da comunidade, encontra-se vazio.  - Karine Bergozza
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário