Geral

Miolo lança roteiro exclusivo para conhecer Sete Lendários 2020

Experiência focada nos vinhos ícones dos quatro terroirs, onde o Grupo Miolo está presente, é uma imersão que já pode ser vivida por apreciadores no Vale dos Vinhedos

De nada adiantaria colher safras espetaculares sem que elas pudessem ser compartilhadas. A Coleção dos Sete Lendários 2020 – The 2020’s Seven Legendaries of Miolo é um patrimônio vitivinícola brasileiro, engarrafado para ser aberto e degustado por todos que apreciam este universo e desejam viver novas descobertas. Os sete vinhos nobres expressam o tesouro em forma de vinho, lendas que brotam de vinhedos próprios do Vale dos Vinhedos (Vinícola Miolo – Bento Gonçalves), Campanha Meridional (Vinícola Seival – Candiota), Campanha Central (Vinícola Almadén – Santana do Livramento) e Vale do São Francisco (Vinícola Terranova – Casa Nova). Para que as pessoas possam experimentar este acervo foi criado um novo roteiro enoturístico, incluindo visitação à vinhedos, à cave subterrânea e a degustação de nada mais, nada menos que o Miolo Testardi Syrah, Miolo Merlot Terroir, Miolo Lote 43, Miolo Quinta do Seival Castas Portuguesas, Miolo Sebrumo, Miolo Sesmarias e Miolo Vinhas Velhas, todos da safra lendária de 2020.

A experiência começa quando um enólogo da Miolo faz a recepção, encaminhando o grupo para o Vinhedo Modelo. No centro de vales cobertos por parreirais, este exemplar botânico com cerca de 40 variedades de uvas é a primeira parada do roteiro. É lá que os elementos de cada um dos quatro terroirs – solo, clima, planta e homem – são conhecidos, permitindo a todos compreender as particularidades de cada região e o que cada uma interfere nos vinhos. Já no interior da vinícola, estão preservadas como peças de museu as antigas pipas de madeira de onde saíram as primeiras garrafas de vinho da marca, uma linha do tempo da Miolo, com seus principais fatos nessa trajetória jovem, porém madura, de 33 anos.

Dos valores históricos o grupo segue para a tecnologia, onde ficam os tanques de aço inox que compõem uma ampla e moderna estrutura de elaboração. A próxima parada é na Grande Cave de Barricas (carvalho francês e americano), onde os vinhos descansam até atingir o amadurecimento ideal. O ponto alto da experiência é a própria degustação dos Sete Lendários na Sala Vip da vinícola. Nobres – com 15% de graduação alcoólica –, estes vinhos têm longa guarda, podendo chegar de 20 a 30 anos. Todos eles resultam da colheita de uvas com maturação plena. Para a degustação orientada, todos os vinhos são decantados para que possam abrir seus aromas. Este momento é acompanhado por tábua de frios e queijos, que harmonizam perfeitamente com a potência de cada um dos sete vinhos.

Entre as particularidades desta coleção destacam-se rótulos de um só vinhedo, uma única exposição solar, um solo específico, assim como de várias parcelas, diversas posições solares e variedade de solos. Tem monovarietais, bivarietais e um hexavarietal.

 - Emerson Ribeiro/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário