Geral

Ministro conhece cooperativa vinícola que é modelo

Laudemir Müller, do Desenvolvimento Agrário, esteve na Nova Aliança, em Flores da Cunha, na tarde de quinta-feira

Empreendimento considerado modelo para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Cooperativa Vinícola Nova Aliança de Flores da Cunha foi conferida de perto pelo ministro interino Laudemir Müller, que esteve acompanhado do titular da Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Nelson Fujimoto. A Nova Aliança, que entrou em operação no início deste ano, teve financiamento federal do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Após a visita desde a área de produção até a parte administrativa, a comitiva seguiu para a comunidade do Travessão Sete de Setembro, onde ocorreu um encontro com representantes da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho).

Com um investimento de cerca de R$ 83 milhões, o parque industrial da Cooperativa tem uma estrutura moderna para processamento não apenas de uvas, mas de diversas frutas para a produção de sucos. O negócio é resultado da união de cinco cooperativas – duas de Flores da Cunha, duas de Caxias do Sul e uma de Farroupilha –, somando mais de 800 famílias. De acordo com o ministro Müller, investimentos como o da Nova Aliança devem ser incentivados pelo país, pois oferecem melhores condições para os produtores. “Para o MDA é sempre uma satisfação verificar o resultado dos nossos investimentos e políticas públicas. A Cooperativa Nova Aliança e todos os seus associados estão de parabéns. Primeiro por esse desafio e iniciativa de juntar os agricultores e as cooperativas e, em segundo, por fazer um investimento tão moderno em tão pouco tempo, com tanta qualidade, que vai de um lado atender os agricultores familiares da região, e também oferecer um produto de qualidade para os consumidores. Esse é nosso objetivo: fazer com que os agricultores possam investir e qualificar sua produção. Quem ganha com isso são eles, a região e todo o país”, valorizou.

Durante a visita, o ministro foi acompanhado pelo diretor Comercial da Nova Aliança, Celso Chiarani; pelo gerente de unidade Elmar Busetti, de Farroupilha; pelo diretor-executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Raimundo Paviani; e pelo prefeito Lídio Scortegagna. Associados da Cooperativa também acompanharam e conheceram as instalações.

Hoje, dia 19, ministro deve participar da abertura do workshop do Programa de Modernização da Vitivinicultura (Modervitis), no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves. Promovido pelo Ibravin e Embrapa, o Modervitis foi criado tendo em vista a defasagem tecnológica na produção da uva, em especial para a produção de vinho de mesa e suco. “Essa visita à Serra tem o objetivo de, ao mesmo tempo de visitar a indústria, os agricultores, conhecer a região, e de impulsionar projetos como o Modervitis, para a ampliação desse setor tão importante para a região, para o Estado e para nosso país”, pontuou Müller.

Comitiva oficial teve, da esquerda para a direita, Lídio Scortegagna, Celso Chiarani; Nelson Fujimoto, Elmar Busetti, Laudemir Müller, Marcos Regelin e Carlos Raimundo Paviani. - Camila Baggio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário