Menarosto florense é destaque em livro
Prato típico do município é ilustrado na obra ‘Os Gaúchos e o churrasco’
O município de Flores da Cunha é um dos destaques do livro 'Os Gaúchos e o churrasco - uma jornada ao redor do fogo', assinado pelo jornalista e escritor Ricardo Bueno e com idealização e curadoria de Clarice Chwartzmann e imagens de Carin Mandelli. E o destaque fica por conta do prato típico de Flores da Cunha, o menarosto. A iguaria é retratada em 14 páginas, que abordam como o prato é preparado, os tipos de carnes usadas e os temperos, bem como o modo especial, em espetos em forma de roletes, em que é assado. As imagens e o processo de execução do assado foram realizados na comunidade do Travessão Carvalho, em Otávio Rocha.
A obra foi lançada para convidados no dia 30, em Porto Alegre. A secretária de Turismo, Fátima Ortiz, e o casal organizador do menarosto do Travessão Carvalho, Bendito e Inês Pauletti, receberam exemplares da publicação. A obra está sendo comercializada na churrascaria Galpão Crioulo.
Nas suas 172 páginas, o livro retrata a trajetória que começou na região das Missões, onde o padre jesuíta Cristóvão de Mendonça introduziu o gado franqueiro, em 1634. Para contar a jornada do churrasco e dos gaúchos, a equipe visitou São Miguel das Missões, Lagoa Vermelha, Cambará do Sul, Santana do Livramento, Pelotas, Flores da Cunha e Santa Maria, e registrou o uso dos espetos ou da grelha, as peculiaridades da salga, os cortes, e a preferência pela brasa ou pela labareda.
0 Comentários