Geral

Menarosto é instituído prato típico de Flores

Projeto de lei foi aprovado na Câmara de Vereadores no dia 9

Com a proposta de incrementar o turismo de Flores da Cunha, os vereadores aprovaram, por unanimidade, um projeto de lei que institui o menarosto como prato típico do município. A votação da proposta de autoria do líder de governo Jatir Mosquer (PDT) ocorreu durante a sessão do dia 9.
Antes da aprovação, no dia 26 de julho, o vereador Alexandre Scortegagna (PP) apresentou questionamentos sobre o projeto encaminhado em junho. Para o progressista, o plano de Mosquer estaria em desarmonia com a realidade. Depois de explicar a origem do galeto al primo canto e sobre a tradição do menarosto no interior do município, Scortegagna questionou: “Cada localidade faz o prato com tipos de tempero e carnes diferentes. Ele pode ser considerado, dessa forma, um prato típico? Se for aprovado o projeto, qual menarosto irá integrar o cardápio dos restaurantes? Devemos ter cuidado com a votação para não irmos à direção contrária da nossa realidade e em desacordo com o real propósito do projeto e aprovar algo que não temos para oferecer ao turista”.

Apesar de dar parecer favorável pela comissão de Constituição e Justiça da Casa, Scortegagna colocou no documento que não considera o prato como típico. Para Mosquer, o projeto objetiva criar publicidade sobre a culinária, da mesma forma que o município faz com os vinhos. “A proposta não estipula como o menarosto deve ser feito, mas sim torná-lo um atrativo, identificá-lo com Flores da Cunha. É evidente que cada localidade faz o prato de uma maneira diferente”, respondeu.
Conforme o pedetista, o município é pioneiro no preparo do menarosto e destaca-se por preparar “grandes banquetes” para mais de mil pessoas. O prato é preparado com as carnes de frango, coelho, leitão e codorna, geralmente temperadas com manjerona, sálvia, cebola, alho, sal e vinho, e assado em espetos em forma de rolete. Do projeto original foi alterada uma consideração feita pelo pesquisador da cultura italiana Floriano Molon. Segundo ele, o toucinho era citado como tempero mas, na verdade, é uma iguaria intercalada entre os pedaços de carne nos espetos.

Aproveitando o projeto de Mosquer e reforçando o tema da Fenavindima 2011 – A Alta Gastronomia e a Comida Colonial no Maior Produtor de Vinhos do Brasil –, os organizadores da Festa pretendem organizar o 1º Festival do Menarosto e da Comida Colonial Italiana. O evento terá por objetivo, conforme o secretário do Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Lisboa, reunir os principais e mais tradicionais locais do município nos quais são realizados anualmente o menarosto. Até o final de agosto a secretaria receberá inscrições das comunidades interessadas em participar do Festival. “A proposta é realizar almoços nos finais de semana da Festa Nacional da Vindima. A secretaria de Turismo e as agências de turismo venderão pacotes de viagem e preparar ações de divulgação e venda deste produto em eventos nacionais”, adianta Lisboa. A prefeitura pretende, ainda, encaminhar um projeto à Câmara para que o Festival do Menarosto seja incluído no calendário oficial de eventos da cidade e que o mesmo seja realizado anualmente, entre os meses de fevereiro e março.

Coocenal
Na mesma sessão legislativa os vereadores florenses aprovaram a nova redação do projeto que retifica as medições feitas na área da localidade de Lagoa Bela, a qual futuramente será doada à Cooperativa Central Nova Aliança (Coocenal). Aprovada em dezembro do ano passado, a lei autoriza a prefeitura a adquirir um terreno para instalação do empreendimento. A retificação ocorreu porque o mapa apresentado pelo proprietário das terras, Henrique José Gelain, apresentava dados que foram corrigidos.

A Coocenal surgiu após a fusão das cooperativas São Pedro, de Flores da Cunha; Santo Antônio, de Nova Pádua; São Vítor e Aliança, de Caxias do Sul; e Linha Jacinto, de Farroupilha.




Vereadores aprovaram por unanimidade instituição do prato. - Jonas Rigotto / Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário