Melhorias nas escolas para o início do ano letivo
Alunos voltam às aulas na próxima quarta, dia 19, em Flores.
Essa semana marca o início do ano letivo em Flores e Nova Pádua. Para melhor receberem os alunos, as escolas municipais e estaduais passaram por melhorias durante o período de férias. Na rede municipal, todas as instituições de ensino tiveram reparos na pintura e consertos em geral. “As escolas receberam móveis, classes, quadros e equipamentos de informática, além de material de expediente, cozinha e limpeza. Algumas delas passam a contar também com televisores Smart”, diz a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Ana Paula Zamboni Weber.
Com a reforma de ampliação da Escola Irmã Tarcísia, o espaço ganhou quatro novas salas de aula para atender 80 crianças de quatro anos. Já a escola Antônio de Souza Neto, localizada no distrito de Mato Perso, foi municipalizada. Conforme a secretária, a grade curricular será igual a das demais instituições da rede municipal. “Algumas turmas ainda serão multisseriadas devido ao número pequeno de alunos, como o 2º e 3º e o 4º e 5º ano. Porém, eles terão mais professores”, afirma Ana Paula. Outra novidade é a ativação do laboratório de informática da escola.
Os professores retornaram às atividades nesta semana, com formação sobre as novas metodologias da Base Nacional Comum Curricular e o Espaço Maker – implantado nas escolas municipais para desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade, cooperação e solução de situação-problema. Na quarta-feira, dia 19, os alunos iniciam as aulas – que seguem até o dia 17 de dezembro.
Escolas estaduais
Na rede estadual de ensino, os estudantes também voltam às aulas no dia 19. De acordo com a diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Caneca, Patricia Paula Pontalti, as salas de aula da instituição receberam pintura e as janelas foram arrumadas, além da realização de serviços de jardinagem. As reformas foram feitas com recursos do Círculo de Pais e Mestres (CPM), por meio da contribuição espontânea dos pais. Com verba proveniente do Estado, foi realizada a troca de extintores, compra das tintas e de aparelhos de datashow para duas salas – a instalação foi custeada pelo CPM. Uma verba federal é destinada para a melhora da internet e para aquisição de jogos pedagógicos e materiais esportivos. Conforme a diretora, a escola está com carência de funcionários em setores como secretaria, vice-diretoria, coordenação e supervisão.
Na localidade de São Gotardo, a escola Pedro Cecconello também passou por melhorias para receber os alunos. Segundo a diretora, Rosa Mara Neves Mathias, o saguão e o corredor receberam pintura e as salas de aula dispõem de projetor e um computador para uso dos professores. Além disso, a parte coberta do pátio foi ampliada.
Em Nova Roma, a escola Antônio Soldatelli conta com piso novo na calçada de acesso à entrada da instituição. A diretora, Jozeane Cristina Bergoli Klock, declara que foram feitas a troca de cortinas das salas de aula e dos setores, a revitalização da sala de informática com a manutenção de computadores e a aquisição de cinco novos notebooks. Também foi instalado um datashow no saguão.
Na Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael, os estudantes irão perceber as melhorias feitas no período de férias. Conforme a diretora, Ana Paula Citolin Rigotto, os computadores foram formatados e houve a troca das cortinas das salas de aula. Também foram instalados ventiladores no auditório e murais de recados nas salas. A escola conta com um novo banheiro acessível para cadeirantes. Além disso, foram adquiridos tablet, gravador de voz e dicionário em libras caso a escola receba alunos deficientes visuais.
Segundo a diretora da Professor Targa, Andreia Pegoraro, a escola investiu na sala de informática, realizou a troca de lâmpadas fluorescentes por led, adquiriu materiais para as aulas de educação física, além de dicionários de português, inglês e espanhol e melhorou o acervo da biblioteca.
Durante essa semana, o prédio da escola Horácio Borghetti passou por limpeza geral e dedetização. Também foi realizado o corte de grama. De acordo com a diretora, Fabiana Simonaggio, em outubro foi realizado um mutirão de pintura externa em parceria com a cooperativa Sicredi, pais e professores.
0 Comentários