Geral

Médicas cubanas deixam de atender em Flores

Profissionais atuavam nas Unidades Básicas de Saúde dos distritos de Otávio Rocha e Mato Perso, além do bairro União

Assim como todo o país, por hora Flores também perdeu com a saída de Cuba do programa Mais Médicos. As duas profissionais caribenhas que atuavam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Otávio Rocha, Mato Perso e União, Marisol Ochoa Tamayo e Susel Berg Ruiz, deixaram a cidade na última terça-feira, dia 20.

Por enquanto, a Secretaria da Saúde orienta que os pacientes procurem atendimento normalmente nessas unidades e, caso necessário, serão encaminhados para médicos de outros endereços. “Estamos pressionando o governo federal para que acelere a reposição desses profissionais, vamos buscar alternativas de forma emergencial, porque a demanda é grande e o quadro de funcionários está reduzido. Temos médicos concursados, mas desde agosto estamos buscando e nenhum pode assumir as vagas. Por alguns dias essas regiões vão ficar descobertas, pois fomos pegos de surpresa pela decisão. Tudo acaba nas costas dos municípios”, lamentou o titular da pasta, Vanderlei Stuani.

Flores conta ainda com outros dois médicos pelo programa, um que atende na UBS do Pérola e outro que está afastado, mas atuava em São Gotardo. Esses dois profissionais são brasileiros. No Rio Grande do Sul, eram 600 cubanos atuando em 361 municípios.

Médicas deixaram o município nesta semana. - Prefeitura de Flores da Cunha/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário