Geral

Marco solene dá início às obras de construção da Escola do SENAI

Centro de Formação Profissional tem como objetivo incentivar a qualificação e o crescimento da mão de obra local

Com o olhar voltado para o futuro de Flores da Cunha, o município irá ganhar um aliado para incentivar a qualificação e o crescimento da mão de obra local. Na manhã de quinta-feira, dia 3, um ato solene deu início às obras de construção do Centro de Formação Profissional do SENAI de Flores da Cunha, junto à sede do Centro Empresarial, em Nova Roma. 
A cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental contou com a presença do presidente do Centro Empresarial, Alessandro Cavagnolli, de ex-diretores da entidade, do prefeito Lídio Scortegagna e do prefeito eleito César Ulian, além do representante do SENAI, o gerente de operações César Modena. No ato, uma cápsula do tempo foi enterrada com o projeto, plantas baixas, ata da solenidade e, inclusive, com uma edição desta sexta-feira, dia 4, do Jornal O Florense. 
O início das obras marca a construção do espaço de 1.059m² que terá capacidade de atendimento total para 250 alunos por dia. Nesta nova Unidade do SENAI, o foco da capacitação será a Pintura Moveleira Industrial e Automotiva, além das capacitações dos alunos que já integram o Programa Jovem Aprendiz e que hoje acontece nas dependências do Centro Empresarial. São quatro cursos: Assistente Administrativo, Operador de Processos Logísticos Industriais, Marceneiro de Móveis Seriados e Desenhista Mecânico. O novo prédio contará com a estrutura necessária para receber maquinário próprio para a capacitação teórica e prática, e disporá de nove salas, quatro que comportam 28 alunos cada, mais quatro salas técnicas e uma sala multiuso, além de espaço específico para eventos. Todas as salas serão climatizadas. O projeto ainda prevê área para uma futura ampliação da escola, sempre seguindo princípios de sustentabilidade e acessibilidade.
“A construção marca muitos anos de luta de todos os presidentes, suas diretorias e, também, do empresariado florense para instalar na cidade um polo de capacitação profissional que sirva para atender a alta demanda de mão de obra que a indústria local necessita”, contextualiza o atual presidente do Centro Empresarial, Alessandro Cavagnolli. O ex-presidente e conselheiro da entidade, Tiago Paviani, frisa que “a escola é muito importante, não só pelo que ela representa para a comunidade florense, mas também pela valorização humana, proporcionando para as indústrias, que contribuem com o Sistema S reter em Flores da Cunha os talentos desenvolvidos dentro da escola do SENAI na nossa própria cidade”. 
Para Eroni Koppe, ex-presidente do Centro Empresarial, “é um momento de muita felicidade ver isso acontecendo, tomando forma. O município, a comunidade e as empresas de Flores da Cunha ganham muito com a concretização desse projeto depois de tanto tempo de luta por ele”, destaca. Para ela, a palavra que define a oficialização da escola é persistência, somando todo o trabalho de busca feito por todas as pessoas que já presidiram a entidade e tomaram essa construção como uma das causas de suas gestões. A palavra também foi o ponto principal da fala do prefeito Lídio Scortegagna, que durante os oito anos de mandato trabalhou em conjunto com a entidade para viabilizar a escola. “O município é parceiro sim. Já alinhamos uma conversa com a nova administração que seguirá com esse projeto que fará de Flores da Cunha mais uma vez referência”, adianta Lídio. 
O Centro de Formação Profissional do SENAI de Flores da Cunha, com inauguração prevista para o final de 2021, deverá atender inicialmente cerca de 180 alunos dia. Após a implementação de todas as atividades e chegada das máquinas que irão compor o espaço de trabalho dos alunos, a capacidade de atendimento se eleva para um total de 250 alunos dia. Com a possibilidade, inclusive, de criação de um turno à noite, no qual adultos já no mercado de trabalho poderão ser capacitados.
O Centro de Formação Profissional do SENAI de Flores da Cunha é uma conquista em parceria do CE e do SENAI – FIERGS. As entidades contam, após a construção das instalações, com o apoio do Poder Público para iniciar e dar sequência às atividades de capacitação que serão executadas na unidade. O investimento total da obra ficará em torno de R$ 3 milhões.

 

Jovem aprendiz

O Centro Empresarial de Flores da Cunha recebe as capacitações do programa Jovem Aprendiz desde 2014 e, até 2019, formou 246 alunos. 

Solenidade da Pedra Fundamental ocorreu na manhã de quinta-feira, dia 3, no Centro Empresarial.  - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário