Geral

Mais um passo no combate à violência contra a mulher

Na quarta-feira, dia 14, foi lançada oficialmente a Procuradoria da Mulher de Flores da Cunha

Contrariando o ditado popular: em briga de marido e mulher devemos, sim, meter a colher, afinal, mesmo com tantos avanços conquistados, ao longo de décadas, a cultura do machismo segue extremamente presente na sociedade atual e, justamente para acolher, informar, fiscalizar, acompanhar e cooperar é que existe a Procuradoria da Mulher. 
Em Flores da Cunha, o serviço foi lançado oficialmente na noite da quarta-feira, dia 14, na Sala de Sessões Olindo Carlos Toigo da Câmara de Vereadores. De autoria da vereadora Silvana De Carli (Progressistas), a Procuradoria da Mulher foi criada por meio da Resolução N.º 089/2022 e, agora, Silvana atuará como procuradora do órgão, com o apoio de uma servidora da Casa Legislativa. 
Conforme a edil, o trabalho para a implantação desse serviço teve início ainda no ano passado, visitando algumas entidades e buscando informações para tirar o projeto do papel. “O objetivo é de atender o público feminino da nossa cidade, com informações, principalmente na questão da violência, que é um dado muito alarmante aqui no nosso município e, que tem crescido muito”, destacou a vereadora, acrescentando que muitos casos acabam não sendo contabilizados porque as vítimas não registram a denúncia. 
Estes elementos, atrelados ao fato de existir a Procuradoria da Mulher a nível nacional, estadual e municipal, serviram de motivação para que Silvana levantasse mais essa bandeira: “O canal visa prestar informações e formar uma rede de apoio às vítimas de violência em nosso município, uma rede que a gente quer unir cada vez mais e também, por meio dela, motivá-las a denunciar a violência”, explica a vereadora.
A novidade terá como principais funções: acolher e informar os direitos da mulher vítima de violência doméstica e familiar, fiscalizar e acompanhar a execução de políticas públicas para elas, programas do governo municipal que visem à promoção da igualdade entre gêneros, assim como a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias de âmbito municipal, cooperar com organismos municipais, estaduais e nacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para elas, promover pesquisas, seminários, palestras e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher, bem como acerca da representação feminina na política, inclusive para fins de divulgação pública e fornecimento de subsídio às Comissões da Câmara Municipal.
“A Procuradoria da Mulher vai ser um canal para receber as mulheres do município, mas não para fazer a denúncia, propriamente dita. Sempre é importante frisar que a denúncia é feita na Delegacia de Polícia, através do registro de um Boletim de Ocorrência; o que nós vamos fazer aqui é ouvir essas vítimas, encaminhá-las para os seus destinos, explicar o processo e os direitos que elas têm nessa situação, uma vez que a violência pode ser tanto moral, patrimonial e psicológica; não somente física”, esclareceu Silvana. 
Durante o lançamento do canal, a linha de frente da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), de Caxias do Sul, Aline Martinelli, que também já atuou como delegada em Flores da Cunha, por cerca de 12 anos, realizou uma palestra sobre o tema ‘Violência Contra Mulher’.
Na ocasião, Aline parabenizou o município pela criação da procuradoria e destacou a importância da realização de um trabalho articulado, com todas as instituições: “Essa iniciativa vai ao encontro de uma série de ações no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Nós precisamos conscientizar todos os nossos setores, Judiciário, Executivo, Legislativo e as polícias da necessidade de nós realizarmos um tratamento e um trabalho integrado, em prol das vítimas. Os crimes de violência doméstica e familiar independem de idade, de classe social, e eles têm elevados índices em todo o país. Desta forma, a abertura dessa procuradoria e essas campanhas de prevenção são excelentes para diminuirmos esses índices”, destacou. 
Outro tema abordado pela delegada foi a dificuldade de minimizar esse tipo de crime, já que, em grande parte das vezes, a vítima acaba se dividindo entre o que deve fazer, afinal, a questão emocional está fortemente atrelada. “Quando eu sou assaltada na rua, quando sou furtada, roubada ou sou vítima de um estelionato, eu quase nunca sei quem praticou o crime, dificilmente eu vou conhecer o ladrão. Quando eu sou vítima de um crime praticado dentro da minha casa, o acusado é meu marido, é meu filho, meu ex-namorado, meu irmão. É difícil denunciar o irmão, o pai, o marido, o ex-companheiro, o pai do filho da gente, então esse é um tipo de crime que é muito difícil de combater”, pontuou. 
E justamente para que os presentes saíssem do local com o compromisso de tentar modificar essa situação, bem como valorizar o novo serviço disponibilizado pelo município, ao fim do evento todos receberam pequenas plantas suculentas, cuja mensagem envolta na embalagem não deve ser esquecida, e sim, semeada: “Cultive essa ideia para que a vida de todas as mulheres possa florescer!” 
O atendimento na Procuradoria da Mulher de Flores da Cunha será realizado de forma presencial junto à Câmara de Vereadores (Rua São José, 2500, Centro) ou pelo telefone (54) 3292 6402, de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 19h. Mais informações podem ser obtidas no site da Câmara, no link Procuradoria da Mulher. A plataforma também disponibiliza os canais de denúncia, caso a vítima opte por não realizá-la de forma presencial. 

Em caso de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher procure:
Delegacia de Polícia 
Fone: (54) 3292 2100
Rua da Paz, 1670

Brigada Militar
190 – Patrulha Maria da Penha

Disque Denúncia - 180 
A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. 

Escuta Lilás
0800.541.0803 (ligação gratuita)

Defensoria Pública
(54) 3292 4575
Rua Borges de Medeiros, 2170 

CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Flores da Cunha
Fone: (54) 3292 9621
Rua Dr. Montaury, 419

De autoria da vereadora Silvana De Carli, a Procuradoria da Mulher foi criada por meio da Resolução N.º 089/2022. - Gustavo Tamagno
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário