Geral

Mais de mil pessoas participam dos 60 anos do São Rafael

Encontro reuniu alunos, ex-alunos e comunidade no salão paroquial

A Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael comemorou seus 60 anos de forma especial. Mais de mil pessoas participaram na noite de hoje, dia 5, do jantar alusivo as seis décadas da instituição. Alunos, ex-alunos, direção, professores e comunidade se reuniram e se reencontraram numa noite especial no salão paroquial.

À noite teve homenagens aos ex-diretores, música cantada por alunos, fotografias e momentos de recordação, além de uma homenagem do prefeito Lídio Scortegagna à instituição. “A Escola São Rafael chega aos 60 anos com uma bela história para contar, graças ao bom trabalho e dedicação de todos que passaram por ela, a quem externamos nossa gratidão. Tenho certeza que se continuarmos com esta disposição e não nos acomodarmos, poderemos colher bons frutos num futuro bem próximo, aumentando ainda mais os níveis de confiança que a comunidade local e regional deposita na Escola São Rafael”, discursou o diretor Vitório Francisco Dalcero.

História

A Escola São Rafael é fruto do empenho de muitas pessoas que no final da década de 1950 sonhavam com uma escola ginasial no município. Pais de diversos alunos que migravam para Caxias do Sul em busca de estudos começaram a reivindicar, juntamente com o prefeito da época, Severo Ravizzoni, e o secretário estadual de Educação, Liberato Salzano Vieira da Cunha, a implantação de um Ginásio no município. Na época, havia somente duas escolas de educação primária em Flores da Cunha – a Escola Frei Caneca, que era estadual, e a São José, particular. Não havia uma escola municipal na sede. Quem terminava a 5ª série primária tinha que se deslocar a Caxias do Sul e morar com parentes ou no internato, já que não havia estrutura para o deslocamento diário. O primeiro passo foi dado pela Mitra Diocesana de Caxias do Sul, que organizou o nascimento da instituição. A escola foi criada em 8 de julho de 1957, e seu nome foi escolhido em virtude que no local os jovens iniciariam seu preparo para a vida em família, a exemplo de Tobias e Sara, que foram preparados pelo Arcanjo Rafael. Porém, a aulas só iniciaram em 1958, na sede da Escola Frei Caneca. Com o passar dos anos, uma sede própria foi construída e uma nova história desenhada.

Atualmente, a escola possui 850 alunos, 50 professores e sete funcionários, sendo a maior instituição de Flores da Cunha.

 

 

Mais de mil pessoas acompanharam o evento. - Danúbia Otobelli Ex-diretores e representantes foram homenageados. - Danúbia Otobelli Prefeito Lidio Scortegagna entregou placa comemorativa ao diretor do São Rafael Vitório Dal Cero. - Danúbia Otobelli
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário