Mais de 530 pacientes deixam de comparecer em consultas
A maioria das consultas é agendada com antecedência e ocorre em instituições de saúde de Caxias do Sul, Farroupilha e Porto Alegre
A Secretaria da Saúde de Flores da Cunha divulgou no dia 2 de maio, o número de pacientes que não compareceram nas consultas agendadas para médicos especialistas, exames especiais ou encaminhamentos para cirurgias nos primeiros três meses do ano. Foram registrados 535 faltantes – uma média de seis consultas diárias não realizadas –, número que teve um aumento considerável, além de representar custos ao Sistema Único de Saúde (SUS) e, o mais grave, prejudicar o tratamento de pacientes que integram as listas de espera pelos atendimentos.
A maioria dessas consultas é agendada com antecedência e ocorre em instituições de saúde de Caxias do Sul, Farroupilha e Porto Alegre. “Recebemos reclamações da demora nas consultas especializadas, mas infelizmente quando conseguimos marcar na rede credenciada os pacientes não estão comparecendo, dificultando e aumentando diariamente a fila de espera desses atendimentos. Solicitamos que as pessoas mantenham seus cadastros, com endereço e telefone, atualizados com o objetivo de agilizar o contato e diminuir o índice de faltas”, destaca o secretário da Saúde, Vanderlei Stuani.
Os faltantes no primeiro trimestre (consultas por especialidade)
– Ortopedista: 89 faltas
–Oftalmologista: 71 faltas
– Gastroenterologista: 67 faltas
– Cardiologista: 39 faltas
– Vascular: 37 faltas
– Otorrinolaringologista: 35 faltas
– Endocrinologista: 33 faltas
– Neurologista: 26 faltas
– Exames de Tomografia: 24 faltas
– Exames de Ecocárdio: 15 faltas
– Teste Ergométrico: 12 faltas
0 Comentários