Geral

Mais de 270 alunos de Flores da Cunha participam do Proerd

Aulas iniciaram nesta semana e são ministradas pelo Soldado Arlan

Brigada Militar, escola e família. Três pilares importantes que, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), visam prevenir o uso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudar os alunos a reconhecer as pressões e as influências diárias que podem contribuir para o uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resistir diante de tais situações.
“O proerd é um trabalho fundamental da Brigada Militar de aproximação com o jovem, com as direções das escolas e a comunidade, além de atuar na prevenção e na segurança no âmbito escolar, seja na orientação dos alunos sobre os males que as drogas causam, bem como gerenciamento de conflitos e encaminhamentos, se for necessário”, destaca o capitão da BM de Flores da Cunha, Daniel Tonatto. 
Nesse segundo semestre, serão atendidos 279 alunos de 5º e 7º ano, de sete escolas florenses, tanto municipais como estaduais, da área central e interior – escolas Rio Branco, Francisco Zilli, Antônio de Souza Neto, Pedro Cecconello, Horácio Borghetti, São José, e 1º de Maio. O programa é desenvolvido por policiais da comunidade e, neste ano, será ministrado pelo Soldado Arlan Batista dos Santos, policial devidamente capacitado e apto para executar a atividade. “O sentimento é de satisfação completa. Estar em sala de aula é me sentir realizado”, destaca o soldado, que terá um encontro semanal com cada turma, de aproximadamente 1h. “O Proerd ensina as crianças a tomarem decisões seguras e responsáveis. Eu sinto que os alunos entram em sala de aula, conversam comigo, participam realmente da aula e levam coisas boas para a vida deles”, relata o instrutor do programa. 
Na terça-feira, dia 9, foi realizado o lançamento do programa na Escola Municipal São José. Conforme a diretora, Melissa Vanelli Conz, a presença da BM na escola tem muitos pontos positivos: “Desmistifica um pouco aquela visão que as crianças têm do policial, que, às vezes, possuem um pouco de medo e receio, além de evidenciarem que o policial é uma pessoa que as crianças podem procurar ajuda, podem contar com essa figura. Vejo que é uma forma de os alunos receberem informações corretas, que ajuda, no futuro, eles se manterem longe desses perigos de drogas, de álcool, de violência”, argumenta. 
Conforme o capitão da BM, o Proerd também tem a missão de ensinar normas de segurança, de comportamento e de respeito às regras da sociedade. Em Flores da Cunha, o programa iniciou em 2008 e já formou 5.383 alunos até o primeiro semestre de 2022.

Uma vez por semana, 279 alunos recebem a visita do Soldado Arlan, que instrui as crianças a ficarem longe das drogas e da violência.  - Gustavo Tamagno
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário