Geral

Mais de 2 mil agricultores devem votar na eleição do STR

Pleito ocorre no domingo e na segunda-feira, na sede da entidade e no interior

Cerca de 2,3 mil agricultores deverão comparecer as urnas dias 2 e 3 de setembro para votarem na escolha da nova diretoria e conselho fiscal para a gestão 2018/2022, do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua (STR). A eleição, que inicia neste domingo, dia 2, se estende até às 17h de segunda-feira. Uma única chapa, comandada pelo atual presidente Olir Schiavenin, concorre ao pleito. As urnas para votação estarão disponíveis no domingo, das 8h às 17h, nas comunidades de Mato Perso, Travessão Carvalho, Otávio Rocha e nas sedes do STR, em Flores da Cunha e Nova Pádua. Na segunda-feira, dia 3, também das 8h às 17h, os pontos de votação se concentram apenas nas duas sedes da entidade. Devem votar os agricultores que se associaram até o dia 2 de março e que estejam em dia com as mensalidades.

De acordo com o presidente Olir Schiavenin, a entidade possui um quadro de 4 mil associados, incluindo as mulheres, que são isentas de pagamento, o que resulta em número aproximado de 2,6 mil contribuintes. Destes, 2,3 mil estão com as mensalidades em dia e devem votar.

O fato de haver uma única chapa inscrita e a cédula de votação não possuir espaço para o associado que discordar da lista de concorrentes, deixou um grupo de associados descontentes. Eles reclamam que a cédula disponível para votação tem um único espaço a ser preenchido com X para quem concorda, ou então votar em branco. “Não tem outra opção para o associado que não concorda com essa composição”, diz um dos agricultores insatisfeitos. “Votar em branco nem sempre pode ser considerado discordar”, completa.

O presidente da entidade e concorrente ao 10° mandato consecutivo, Olir Schiavenin, destaca que o modelo de cédula apresentado é padrão para todos os 350 sindicatos estaduais filiados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), e vem sendo adotado há anos, quando há uma única chapa concorrendo. “A gente não está inventando nada, sempre foi assim”, frisa.

Na eleição de 2014, quando teve duas chapas inscritas a cédula apresentada tinha espaço para quem quisesse votar em uma ou outra, ou ainda deixar o espaço em branco. O mesmo modelo foi adotado nas eleições de 2010, quando também teve somente uma chapa. “Se quisessem uma outra opção para votar, poderiam ter inscrito uma chapa. Porque não o fizeram”, conclui Schiavenin.

Diretoria

Presidente: Olir Schiavenin

Vice-presidente: Joel Panizzon

1ª Secretária: Fabiane Veadrigo

2ª Secretária: Luciane Lorenzet Toscan

1° Tesoureiro: Alexandre Bombardelli

2° Tesoureiro: Ricardo Pagno

Suplentes

Joel Mazzarotto, Salete Maria Lorenzet e Edgar Tonet.

Conselho fiscal

Joel Caldart

Valter Lino Marzarotto

Diana Rossi

Suplentes

Adilson Zulian, Francisco Giacomin e Silvana Tibolla Massoni.

Olir Schiavenin. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário