Geral

Mais agilidade para encaminhar a Carteira de Identidade

Solicitação do documento em Flores da Cunha teve o tempo reduzido de 25 para 12 dias com informatização

Um novo serviço de emissão online de Carteiras de Identidade foi implantado em Flores da Cunha. Desde julho, a comunidade percebe os benefícios da informatização no processo de confecção dos documentos. E o principal deles é a redução em 50% no prazo de entrega das identidades, que passou de 25 para 12 dias. A mudança também deu agilidade ao serviço, que aumentou em 35% no último mês.

No dia 31 de agosto uma solenidade apresentou oficialmente os novos equipamentos do Posto de Identificação. O corregedor-geral do Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS), André Luiz Matinelli Santos e Silva; o diretor do Departamento de Identificação do IGP, Guilherme Ferreira Lopes; e o deputado estadual Ronaldo Santini (PTB) conferiram com o prefeito de Flores, Lídio Scortegagna (PMDB); e o secretário de Desenvolvimento Social, Ricardo Espíndola da Silva, o funcionamento do serviço.

A nova tecnologia usa programas e equipamentos de captação de imagens e processamento de dados biométricos. Dessa forma, o usuário não precisa mais apresentar a fotografia 3x4 e também sujar as mãos para fornecer as impressões digitais com tinta – agora elas são coletadas digitalmente. “É um benefício muito grande porque além de melhorar o atendimento e reduzir o prazo de entrega, há uma economia de tempo, tinta, papel, impressão. Facilita a vida de nossa comunidade e de outros usuários que utilizam o serviço”, diz o prefeito.

Os equipamentos tiveram custo de R$ 20 mil e foram disponibilizados para uso no município pelo IGP-RS.

Serviço

Saiba o que é preciso para encaminhar a
1ª ou a 2ª via da Carteira de Identidade:


– Último registro civil original ou cópia autenticada da Certidão de Nascimento, ou da Certidão de Casamento com averbação de separação ou divórcio; comprovante de residência; CPF; e número do PIS (opcional).
– Taxas: a 1ª via é gratuita; 2ª via: R$ 54,24. Pessoas com 65 anos ou mais inscritas no Bolsa Família, no Cadastro Único ou que tiveram documentos roubados (mediante apresentação de Boletim de Ocorrência) têm isenção da taxa.


Setor de identificação fica no subsolo da prefeitura florense. - Bárbara Lipp/Prefeitura de FC/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário