Geral

Luz e esperança representadas no presépio

As visitas ao presépio do Mosteiro das Irmãs Clarissas Capuchinhas podem ser realizadas até o dia 6 de janeiro

Montar presépios quando o Natal se aproxima é uma tradição que vem de muitos anos, iniciada por São Francisco de Assis. E isso não é diferente no Mosteiro das Irmãs Clarissas Capuchinhas, de Flores da Cunha, que começou a fazer seus primeiros presépios na Capela e, somente anos depois, através de uma doação de imagens maiores, começou a fazê-lo no pátio do Mosteiro Nossa Senhora do Brasil.
Mesmo em meio a tantas dificuldades que o mundo vem enfrentando em relação a pandemia, a fé e a esperança continuam acesas e são representadas no presépio das Irmãs Clarissas Capuchinhas.
Neste ano, a decoração de Natal iniciou em 26 de novembro, mas as imagens foram colocadas três dias depois, após o início do advento. “O presépio mesmo começamos na segunda-feira, já tinha a casinha, mas sem as imagens. Primeiro inicia-se o advento, depois montamos o presépio”, enfatiza Irmã Clara, lembrando também que ele precisa estar pronto antes do dia 8 de dezembro – data de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Todos os anos o presépio do Mosteiro retrata um tema diferente, sempre de acordo com os acontecimentos que ocorreram. Em 2021, a escolha foi representar a luz e a esperança. “Onde tem esperança existe a paz, existe o amor. São coisas fundamentais em nossas vidas”, explica a Irmã. 
Para dar vida ao caminho até o presépio, foram colocadas várias luzes. “Nós sabemos que a grande luz é Jesus, então representamos isso com as luzes”, evidencia a religiosa, lembrando que a iluminação serve como enfeite, além do presépio estar mais “limpo”, com o objetivo de provocar a reflexão nas pessoas. De acordo com Clara,  a obra retrata a simplicidade e a humildade, “além de mostrar que vivemos com tão pouco e não precisamos de muitas coisas para sermos felizes. O pequeno, o simples, já é suficiente, porque é o essencial”, declara.
No presépio é possível ver a utilização da cor verde, muito presente na natureza, para representar a esperança que as pessoas devem ter depois de tudo que o mundo viveu e ainda está vivendo com a pandemia. 
Neste ano a casinha também está diferente, mais aberta. “Sempre trocamos um pouquinho, mas o sentido é o mesmo, porque o Natal é sempre o Natal, os personagens, as imagens são sempre as mesmas, porque é aquilo que está representando, então muda alguns detalhezinhos”, explica Irmã Clara. 
Os florenses poderão realizar a visita ao presépio do Mosteiro das Irmãs Clarissas Capuchinhas até o dia 6 de janeiro. O portão ficará aberto de segunda-feira a domingo, das 6h30min até às 19h.

 - Valdinéia Tosetto
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário