Geral

Lourenço Castellan: Um nome registrado na política florense

Entre 1973 e 1977 o empresário também exerceu mandato como vice-prefeito, durante o governo de Raymundo Paviani

Lourenço Darcy Castellan também deixou seu nome registrado na política florense. Ele atuou como vereador e foi presidente da Câmara de Vereadores em duas legislaturas, de 1964 a 1968 e entre 1969 e 1972.
O visionário também presidiu a Arena, em 1964, e mesmo com o cargo não sendo remunerado, ele sempre se empenhou ao máximo no objetivo de auxiliar a cidade a crescer e prosperar. Entre 1973 e 1977 também exerceu mandato como vice-prefeito, durante o governo de Raymundo Paviani.
“O prefeito fazia nada sem falar comigo. A gente reunia vereadores e prefeito, independente da sigla. Um prefeito não é que nem eu hoje (na condição de empresário) que vou lá e faço. Depende muito de orçamento e leis e os vereadores podiam votar contra. Então, essas reuniões é a melhor coisa que se pode fazer”, revelou o empresário em entrevista concedida a este meio de comunicação.
Como vereador e vice-prefeito Castellan auxiliou nas tratativas para a construção da ponte do Passo do Zeferino (que liga Flores da Cunha a Antônio Prado), bem como nas que foram fundamentais para a construção e pavimentação da RS 122, que liga Flores da Cunha a Caxias do Sul. O visionário também auxiliou nas negociação para a implantação do Bando do Brasil no município. 
No ano de 2001, Lourenço Darcy Castellan recebeu o Troféu Grazie das mãos do diretor da Lanzarin Empreendimentos Imobiliários, Dagoberto Lanzarin, uma forma de agradecimento do Jornal O Florense,  por sua tamanha contribuição ao município. 
Em 7 de novembro de 2003, Castellan recebeu o título de Cidadão Benemérito de Flores da Cunha, uma honraria por serviços notáveis na memória da cidade. No mesmo ano, o empresário celebrou o 50o aniversário da Florense e as Bodas de Ouro com sua esposa, Noemy Calzza Castellan.
Em 13 de dezembro de 2012 o presidente da Fábrica de Móveis Florense, recebeu a medalha Mérito Farroupilha, em Porto Alegre.Ele foi indicado pelo deputado estadual e então prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho (PDT), para ser agraciado com a honraria máxima da Assembleia Legislativa.

 

Fontes consultadas: Arquivo O Florense, site Hemeroteca Digital – BNDigital, site revista Afrodite, Gaúcha ZH/Pioneiro, site Móveis de Valor, livro “Lourenço Castellan: um nome que faz a diferença”, trailler do documentário “Lourenço Castellan: O Homem que construiu um Castelo”, sites da Câmara Municipal de Flores da Cunha e da Prefeitura Municipal de Flores da Cunha. 
 

Por diversas vezes Lourenço Castellan conversou diretamente com os  presidentes do Brasil, na foto ele aparece com Castello Branco e o  prefeito de Flores da Cunha, Raymundo Paviani. - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário