Geral

Longe das praias, mas perto da diversão

O futevôlei está conquistando atletas que representarão Flores da Cunha no Campeonato Brasileiro na modalidade

Esporte brasileiríssimo, o futevôlei é uma modalidade que teve origem nas praias do Brasil por volta da década de 1970. Mas não se engane, nem só de mar e areia sobrevive a prática considerada perfil de cidades litorâneas – e Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, é prova disso. Há pouco mais de quatro anos as quadras de areia do Camping da Vindima Alberto Mattioni e da Sociedade Recreativa Aquarius, até então utilizadas para jogos de vôlei de areia, começaram a servir como cenário de uma prática diferente – o futevôlei. A bola ainda precisa chegar até o campo do adversário, mas para isso nem os braços e nem as mãos podem ser usados. No lugar, as pernas, a cabeça, os ombros, o peito, as costas e a criatividade.

O futevôlei em Flores da Cunha começou como uma brincadeira despretensiosa. Aos poucos, modalidades mais tradicionais como o futebol e o vôlei foram perdendo a preferências de alguns esportistas do município. “Nós sempre gostamos de jogar vôlei, mas nos dias de chuva a bola ficava muito pesada e começávamos a jogar futevôlei. Com o tempo compramos a bola específica e passamos a jogar só futevôlei. Hoje muitas pessoas se interessam, inclusive os adolescentes”, conta Joel Lanzarin, praticante e incentivador do esporte. Ele e o florense César Fiorio treinam semanalmente – e por um bom motivo: em março eles viajam a Maceió (AL) para representar o Rio Grande do Sul no Campeonato Brasileiro de Futevôlei, promovido pela Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). A vaga foi garantida de forma invicta em novembro do ano passado, quando os florenses sagraram-se campeões do Sul-Brasileiro de Futevôlei, disputado em Campo Grande (MS).

Além da dupla formada por Joel e César, outras estão representando Flores da Cunha em competições. Entre eles estão Vinícius Curra, Saimom Bertolini, Glauco Costa, Elias Oliboni, Gustavo Sgarioni, Marcio Costa, Miro Fontana e Vanderlei Gazzi. Joel garante que as condições do clima longe do mar não são empecilho para praticar o esporte que proporciona condicionamento físico e muita diversão. Prova disso estão as conquistas de 2015 dos florenses que, além do Sul-Brasileiro, tiveram importantes colocações na Liga Serrana de Futevôlei e na Etapa Regional Torneio de Futevôlei na Sociedade Recreativa Aquarius. “Incentivamos que as pessoas conheçam e comecem a jogar, inclusive os mais jovens. Além de praticar um esporte, é diversão total”, garante Joel.

Fique por dentro
Neste sábado, dia 16, a Sociedade Recreativa Aquarius sedia a etapa municipal do Torneio de Futevôlei realizado em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc-RS). Os jogos se iniciam às 9h – a sede campestre estará aberta ao público interessado. Estão inscritos atletas florenses e da região. A dupla vencedora ganhará vaga para a seletiva da etapa estadual que ocorrerá em Torres nos dias 28 e 29 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (54) 3221. 5233, com Cassiano.
Para quem gosta de acompanhar o futevôlei e, quem sabe, incluí-lo na rotina em 2016, foi criado o grupo Futevôlei Flores da Cunha, inclusive com página no Facebook (facebook.com/futevoleifloresdacunha); e no Instagram (@futevoleifloresdacunha), onde podem ser conferidas informações e dicas sobre o esporte.


De pé, da esquerda para a direita, Glauco Costa, Saimom Bertolini, Elias Oliboni, Vinícius Curra, César Fiorio, Marcio Costa e Joel Lanzarin – amigos que promovem e incentivam o futevôlei em Flores da Cunha para jovens como Matheus Fante Lovatel, Yan Oliboni, Marco Antonio Rigotto e Gustavo Araldi (sentados). - Camila Baggio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário