Geral

Lombadas eletrônicas registram mais de 1,6 mil multas em 2021

Dispositivo localizado na Estrada das Indústrias, no bairro Lagoa Bela, registrou maior número de infrações nos primeiros quatro meses do ano

Ao longo dos anos, o trânsito de Flores da Cunha vem crescendo. Cada vez mais veículos andam pelas ruas da cidade. Esse aumento fez com que, aos poucos, o município começasse a traçar estratégias para melhorar o fluxo e diminuir acidentes. Ainda assim, o número de multas registrado por lombadas eletrônicas nos primeiros quatro meses do ano assusta. 
Atualmente, o município conta com 18 dispositivos distribuídos em diversos pontos da cidade. Dentre elas, a lombada que fica localizada na Estrada das Indústrias, no bairro Lagoa Bela, no sentido ERS 122/Bairro, e gerou 213 multas, equivalente a 13,09% das infrações registradas no município. Com esses números, a lombada foi a que mais registrou excesso de velocidade no período de 1º de janeiro a 30 de abril deste ano, seguido pelo dispositivo localizado na Rua Dr. Montaury, bairro Aparecida, no sentido ERS 122/Centro, com 175 multas (10,76%), e o da Av. 25 de Julho, São Cristóvão, sentido ERS 122/Centro, com 150 (9,22%). Já a lombada da Rua Antônio Soldatelli, em Nova Roma, sentido Bairro/Centro, foi a que teve menos multas, um total de 23 (1,41%).
Segundo o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Luiz Ribeiro, nesse mesmo período foram geradas 2.192 imagens devido ao excesso de velocidade nas vias que possuem lombada eletrônica. Dessas, só 1.626 puderam iniciar o Ato de Infração de Trânsito (AIT). 
“Aproximadamente 25% das imagens coletadas são de veículos oficiais (Polícia, Ambulância, Bombeiros), veículos não emplacados novos, bicicletas, veículos sem placas e veículos “rurais”. Os dois últimos casos não poderiam trafegar em rodovias por Lei”, explica Ribeiro.
Mesmo com a existência de 18 lombadas eletrônicas, o trânsito ainda precisa ser reavaliado. Para o diretor, “o planejamento viário vai além de distribuir fluxos, as vias com maior importância no trânsito da parte central do município devem ter sua função revista. As conexões viárias precisam olhar para as vagas de estacionamento e para a intensidade de fluxo, mas também para a utilização que se dá ao longo das vias”, argumenta Ribeiro.
Neste ano, segundo o diretor de Trânsito, a fluidez e a segurança no município, principalmente na área central, terão prioridade: “o setor está planejando ações técnicas para melhorar esses quesitos”, afirma Ribeiro.
A cidade possui um estudo de mobilidade que se encontra desatualizado. “As ações efetivas, assim como o planejamento, serão revistas no ano de 2022, segundo a organização da Secretaria, que é quando atualizaremos este estudo para que nosso município tenha um planejamento eficaz para ser colocado em prática. Iremos avançar com estas questões de forma organizada e planejada e o Plano de Mobilidade é o que norteará nossas decisões” conta o diretor.

Quase um carro por pessoa

A cada ano que passa Flores da Cunha aumenta a frota de veículos. Só em 2019, o município teve mais de 800 novos veículos nas ruas da cidade, um aumento de 3,4%. Camionetes e utilitários foram os que mais cresceram (5,7%). Segundo os dados do Detran, em 2021, a cidade conta com 25.473 veículos andando pelas ruas e uma população estimada de 31.063 (dados do IBGE), quase um carro por pessoa (se contarmos com a população acima de 18 anos). Foram adquiridos neste ano 271 novos veículos e 65 novas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) da categoria B.

 

A lombada do bairro Lagoa Bela é a que mais gera multa em Flores da Cunha. - Valdinéia Tosetto
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário