Geral

Livros ao alcance de todos na Praça da Bandeira

Feira em Flores da Cunha segue até este domingo com atrações artísticas e comercialização de obras com descontos especiais

Ler é o melhor remédio. As estudantes Tassiane Ribeiro, Vanessa Faron e Eduarda Costa, todas com nove anos de idade, confirmam o ditado popular brasileiro. Na tarde de terça-feira, dia 15, elas visitaram a 35ª edição da Feira do Livro de Flores da Cunha, que segue até domingo, dia 20, na Praça da Bandeira. As alunas do 4º ano da Escola Estadual Pedro Cecconello compareceram ao evento para assistir aos espetáculos, conhecer a madrinha Marô Barbieri e também comprar livros. As meninas procuraram bastante, mas ainda não tinham decidido qual obra adquirir. Porém, entre as preferidas está A Fada que Colecionava Manhãs, da madrinha Marô. “A feira é uma oportunidade bem legal de ver os livros e incentivar a leitura”, disseram, em uníssono, as estudantes, que afirmaram lerem todos os dias.

E quem quiser seguir o exemplo das adolescentes florenses pode aproveitar até domingo para estimular o hábito da leitura, comprar livros, ouvir histórias e assistir apresentações artísticas, como shows de música, dança e teatro. “A parte mais importante e satisfatória de ser escritora é conseguir estabelecer essa relação com o leitor por meio da Feira do Livro”, disse a madrinha, durante a solenidade de abertura do evento, ocorrida no dia 15. Na ocasião, a escritora (que é graguada em Letras e professora) foi homenageada pela importância de suas obras infantis e infanto-juvenis – ao todo são 24 livros publicados. Marô também desenvolveu projetos literários em Porto Alegre e Viamão.

As atrações abrangem apresentações estudantis de obras literárias dentro da 4ª edição do projeto Lendo e Aprendendo­ – consiste na apresentação dos alunos com base em obras literárias lidas pelos estudantes – e shows de palhaços, entre outras. Hoje, dia 18, por exemplo, haverá interação com o poeta Mario Pirata, animação com palhaços e Sarau Tête-à-Tête. No sábado tem apresentação de escolas de dança e teatro Bastiana só para Altinhos e, no domingo, apresentação musical e espetáculo teatral.

Além das atrações artísticas, neste ano o público poderá trocar livros. No sábado e no domingo acontecerá o projeto Troca-Troca, que consiste na troca de livros de forma livre. O leitor poderá levar uma obra usada e trocar por outra de sua escolha. O espaço para as permutas fica junto à Feira do Livro e permite uma forma de encontro com a liberdade e o prazer da leitura.

Além disso, os visitantes poderão comprar livros com preços acessíveis e descontos especiais, que variam de 15% a 20%. Duas livrarias – do Maneco e Editora Correa – têm estandes no local. A Feira, que integra a programação da Semana do Município, tem por objetivo divulgar o livro como uma fonte rica de aprendizagem e descoberta de novos conhecimentos. A previsão dos organizadores é de que cerca de 4 mil pessoas visitem o evento.

Programação da Feira do Livro
Hoje, dia 18 de maio
Das 8h às 16h30min – visita das escolas com a presença da madrinha da Feira do Livro e apresentação do projeto Lendo e Aprendendo. Interação com o poeta e escritor João Batista da Silva e com o poeta Mario Pirata. Animação com palhaços.
19h30min – 18º Sarau Tête-à-Tête: participação da Modelo de Nuvem Editora com os editores Marco de Menezes e Camila Cornutti e os escritores César Mateus e Maikel de Abreu. Esquetes teatrais do projeto Cada um tem o Chato que Merece, com o grupo de teatro Fulanos de Tal e show acústico.

Sábado, dia 19 de maio
10h – Juramento à bandeira.
Das 15h às 18h – Troca-troca de livros usados.
15h – Dançando na Praça com os grupos Equilíbrio Escola de Dança, Los Polenta Teen (free step); dança do ventre com o grupo Aisha e Grupo Cras. Sessão de autógrafos com a autora Lourdes Curra.
17h – Teatro Bastiana Só para Altinhos, de Davi de Souza.

Domingo, dia 20 de maio
8h – Corrida de Mountain Bike.
Das 15h às 18h – Troca-troca de livros usados.
15h – Apresentação da banda Florentina e 4º Festival de Coros de Canarinhos.
17h – Teatro com o grupo Sempre Amigos: Una Scola quase Perfecta.
18h – Missa de emancipação com o coral Nova Trento.

* Todas das atividades ocorrem na Praça da Bandeira.

Evento cultural integra a Semana do Município. - Danúbia Otobelli
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário