Geral

Livro homenageia 80 anos da Cooperativa Forqueta

O cooperativismo foi uma das soluções encontradas pelos agricultores para resolver os problemas da comercialização e industrialização do vinho.

O cooperativismo foi uma das soluções encontradas pelos agricultores para resolver os problemas da comercialização e industrialização do vinho. Essa história está contada no livro 80 Anos de Lutas (1929-2009) – A Cooperativa Forqueta e o Cooperativismo Vitivinícola Gaúcho da professora e historiadora Loraine Slomp Giron. Lançado pela Sescoop/RS – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Estado do Rio Grande do Sul, o livro comemora as oito décadas de fundação da Cooperativa Vitivinícola Forqueta e a trajetória do associativismo vinícola no Estado.

Dividido em três partes (O Vinho no Brasil, o Cooperativismo Vinícola e a Cooperativa Forqueta), o livro reúne diversas pesquisas escritas pela autora e publicadas nos últimos anos. Retrata as duas grandes fases do setor: a inicial, com a tentativa de organização do advogado italiano Stéfano Paternò, em 1910, que depois acabou fracassando; e a fase do renascimento partindo dos próprios colonos junto com a grande depressão, em 1929. Foi nessa segunda etapa que nasceu, em 11 de agosto de 1929, a Cooperativa Vitivinícola Forqueta, a mais antiga da uva e do vinho da América Latina. Nas três partes da obra são encontrados fatos sobre o vinho no Brasil, a paisagem e a sociedade por ele criadas, a história da região da Uva e do Vinho, o apogeu e a destruição do cooperativismo, a formação da colônia Caxias e os fundadores e associados da Forqueta. Nas 129 páginas é possível visualizar ainda imagens e tabelas do movimento no Estado e o hino da cooperativa, composto e escrito em dialeto.

Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário