Geral

Língua Italiana para qualificação profissional

Curso será ministrado em Flores da Cunha numa parceria da Avergs com a prefeitura. Aulas ocorrerão na Escola Municipal São José a partir do dia 14

A Associação Vêneta do Rio Grande do Sul (Avergs), por meio da sua representante na Serra, a Associação Beneficente de Assistência Educacional (Acirs), promove a quarta edição do curso Língua e Cultura Italiana. Em parceria com a prefeitura de Flores da Cunha, a previsão é de que as aulas se iniciem em 14 de março, sempre às quintas-feiras, das 19h às 22h, na Escola Municipal São José. As matrículas podem ser feitas até o dia 13, as segundas, quartas e sextas-feiras à tarde, no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi.

O primeiro nível tem duração de um semestre (64 horas/aula) e compreende o módulo Italiano Básico. O quadro de professores inclui profissionais com estágios na Itália e excelente formação acadêmica. Organizadora do curso, a Avergs é uma entidade beneficente e cultural e seus representantes acreditam na importância de preservar a cultura da região do Vêneto para contribuir com a formação profissional. “Vivemos numa região de cultura italiana. A importância do curso está nas aplicações comerciais, turísticas e culturais, ou mesmo na satisfação de saber falar o italiano gramatical”, salienta um dos membros do Conselho Deliberativo da Avergs, Nestor Molon.

A língua é considerada bela e cantante, dos poetas e dos músicos. “É importante destacar que muitas pessoas, por conhecerem o dialeto, acreditam que sabem falar italiano, o que é um equívoco. Obviamente o dialeto deve ser preservado, mas hoje está bastante mesclado com a Língua Portuguesa, o que em situações de negócios ou viagens pode criar dificuldades de comunicação e constrangimento”, destaca Molon.

Segundo o dirigente, em Flores da Cunha em torno de 25 pessoas já se formaram nos cursos anteriormente promovidos. “Esperamos uma turma de no mínimo 15 estudantes. E estamos trabalhando para conseguir cada vez mais alunos. Questo è il nostro affari”, pontua Molon. Como curiosidade ele cita que o patrono do Museu e ex-prefeito Pedro Rossi foi um dos fundadores da Avergs em 1989. Pelo fato de os cursos serem promovidos por entidades beneficentes e conveniadas ao governo italiano e à prefeitura florense, os preços são reduzidos. O semestre custa R$ 756 em quatro parcelas, ou R$ 720 à vista, sendo que um livro didático está incluso no valor. No início das aulas, duas bolsas de um semestre cada serão sorteadas entre os matriculados para o semestre seguinte. Mais informações podem ser obtidas na Avergs pelo telefone (54) 3223.5083, com Elizângela, ou no Museu florense – 3292.2777.



Nestor Molon recebe as inscrições até o dia 13 de março. - Larissa Verdi
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário