Geral

Lídio Scortegagna: "Eu sabia onde queria chegar"

Lídio Scortegagna (PMDB) e Almir Zanin (PSB) são os novos líderes do município para a gestão 2013-2016

Eram 18h06min quando o sonho de ser prefeito de Flores da Cunha do candidato Lídio Scortegagna (PMDB) se tornou realidade. Aos 43 anos e disputando pela primeira vez uma vaga ao Executivo florense, o agricultor Lídio venceu as eleições municipais com 7.128 votos, o que equivale a 37,69% dos números válidos. A vitória chegou graças à união com Almir Zanin (PSB) para concorrer com a coligação Flores Unida, que juntou pela primeira vez os partidos PMDB, PSB, PCdoB, PTdoB, PT, DEM, PSDB, PRB e PTB. A diferença para a candidata Giovana Ulian (PP), que ficou em segundo lugar, foi de 298 votos.

Muito feliz com o resultado, sobretudo pelo sentimento do dever cumprido, Lídio acompanhou a apuração dos votos em sua casa no bairro São José, junto com Zanin, familiares e amigos. De lá, desfilou com o vice-prefeito até a sede do comitê na Rua Borges de Medeiros, onde centenas de simpatizantes aguardavam sua chegada. Nem mesmo a chuva que caiu ao chegar ao comitê impediu que Lídio se misturasse aos florenses para comemorar. Em meio a inúmeros telefonemas – inclusive um da candidata Giovana o parabenizando – e abraços, Lídio conversou com O Florense como novo prefeito de Flores da Cunha. Confira a seguir a entrevista.

O Florense: Quais foram os fatores determinantes para a vitória?
Lídio Scortegagna:
Acredito que desde o início a nossa proposta era clara, objetiva, visava o trabalho, o respeito, a dignidade e o reconhecimento para Flores da Cunha. Conseguimos atingir a todos de forma digna e objetiva, mostrando as nossas propostas e unindo as pessoas em torno de um projeto que tem o mesmo objetivo.

O Florense: A coligação Flores Unida (PMDB, PSB, PCdoB, PTdoB, PT, DEM, PSDB, PRB e PTB) veio a contribuir?
Lídio:
Evidentemente. Em todos os locais que a gente vê que as pessoas querem progredir existem as coligações. Elas fortalecem a todos, inclusive Flores da Cunha. A exemplo do que aconteceu em Porto Alegre e em Caxias do Sul, as coligações venceram em primeiro turno. Isso demonstra que em Flores da Cunha há uma nova forma de fazer uma política moderna, positiva, com todas as pessoas agregando. Até porque todos os partidos fazem parte da nossa comunidade e fazem parte da sociedade de Flores da Cunha. Nada mais justo do que tê-los juntos com uma administração que tem um projeto para o futuro do município.

O Florense: Quando você teve certeza de que seria eleito?
Lídio:
Desde o início que comecei a minha caminhada. Eu sabia onde queria chegar e o meu foco era ser prefeito, com todo o esforço e com todo o trabalho. Por isso, a tática e a forma de trabalhar sempre foi buscando atingir as pessoas. Sai em terceiro e cheguei em primeiro. As nossas pesquisas mostravam isso e o nosso foco era ser prefeito, me mostrar para a nossa comunidade, como sempre fiz na minha vida. Disse isso em todos os comícios: vou governar para todos, inclusive para os partidos que estavam do outro lado.

O Florense: Como você avalia a campanha?
Lídio:
A campanha foi propositiva, tirando alguns fatores, inclusive que tentaram nos atacar. Mas a campanha foi muito boa, fizemos muitos amigos, levamos uma campanha alegre, contribuímos com a população, por que isso faz parte da nossa índole. Fizemos uma campanha limpa e alegre mostrando que a política vale à pena, porque é por meio dela que conseguimos nossos objetivos.

O Florense: Qual foi o momento mais difícil da campanha? Por quê?
Lídio:
Foi num determinado momento em que houve um ataque pessoal, da qual algumas pessoas de forma anônima me atacaram e me senti muito mal. Senti um distanciamento das pessoas, porque fizeram de uma forma anônima e tive algumas sequelas. Senti dentro de mim que não podia estar acontecendo aquilo. Naquele momento me senti mal, mas continuei e ganhei força para seguir no caminho certo. Só atiram pedras em fruteiras que estão dando frutos; nos outros não atiram.

O Florense: O debate promovido pela rádio Pop Show (no dia 4 de outubro) ajudou na reta final da campanha?
Lídio:
O debate foi muito importante porque pode mostrar o nosso projeto para a comunidade e expor nossas ideias e, com certeza, foi um fator muito importante para condução da democracia.

O Florense: Qual será a primeira prioridade do seu governo?
Lídio:
A prioridade número um, com certeza, será a saúde pública. Queremos fazer com que as pessoas sejam bem atendidas, da melhor forma. Como disse em todos os locais que me apresentei, não tenho dúvida de que saúde pública será prioridade em nosso município. Vamos voltar a fazer saúde preventiva, ampliando as equipes de saúde porque é de fundamental importância cuidar da vida das pessoas. A vida é o bem maior e queremos cuidar com muito carinho das pessoas e das famílias de Flores da Cunha. O nosso objetivo é fortalecer as famílias, porque uma família bem formada é um trabalho a menos nos demais setores. Queremos fortalecer com política as nossas famílias para que estejam bem e sejam bem agregadas a nossa sociedade.

O Florense: O que se pode falar sobre o secretariado?
Lídio:
Como disse em todos os locais e quero dizer a toda a comunidade de Flores da Cunha mais uma vez: hoje, nesse momento, dia 7 de outubro, os únicos dois cargos que estão na prefeitura são o do prefeito e do vice. O Zanin é um grande amigo e parceiro, um homem de família, que fez um excelente trabalho e que sofreu nos últimos dias da campanha. Mas quero dizer que tenho muito orgulho de ter o Zanin ao meu lado e com muito trabalho construiu uma grande história em Flores da Cunha. Nós dois vamos trabalhar juntos.

O Florense: Qual a mensagem que o novo prefeito deixa para a população de Flores Cunha?
Lídio:
Um grande agradecimento e um grande abraço a todos. Com certeza Flores da Cunha terá a partir de 1º de janeiro uma administração que será firmada e consolidada nos próximos quatro anos e iremos trabalhar para todos de forma humilde e simples. Um grande abraço e muito obrigado do fundo do nosso coração.



Comemoração avançou a noite de domingo. - Larissa Verdi
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário