Geral

LEO Clube Flores da Cunha promove campanha do Setembro Dourado

Ação tem como lema “Setembro está acabando, mas devemos falar do Câncer Infantojuvenil o ano inteiro!”

O LEO Clube Flores da Cunha, em parceria com o Lions Clube Flores da Cunha e o Clube de Leõezinhos, está promovendo a Campanha do Setembro Dourado. A ação visa a conscientização da comunidade florense sobre o Câncer Infantojuvenil, especialmente familiares e professores das crianças de 0 a 6 anos. “Setembro está acabando, mas devemos falar do Câncer Infantojuvenil o ano inteiro”, é o mote da campanha. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima, para os próximos três anos (2023 a 2025), o diagnóstico de quase oito mil novos casos da doença, que é segunda causa de morte em crianças e adolescentes no Brasil. Apesar do alto número, a detecção precoce e o tratamento em centros especializados podem garantir a cura dos pacientes.

Desde 6 de dezembro de 2019, com a publicação da Lei Municipal 3.449, foi instituído no município de Flores da Cunha o Setembro Dourado, mês dedicado à realização de ações de prevenção ao Câncer Infantojuvenil. O projeto de lei na ocasião foi proposto pelo vereador e Companheiro Leão Ademir Barp. A Lei está em consonância com a Organização Panamericana da Saúde (OPAS), que proclamou setembro como o Mês de Conscientização do Câncer Infantil. Além disso, o Câncer Infantil é uma das 7 causas globais de Lions Clubs International Foundation (LCIF).

 

Sobre a Campanha:

Além de divulgação nas redes sociais do Clube e de matérias e entrevistas nos meios de comunicação florenses, estão sendo distribuídos panfletos informativos com os principais sintomas da doença, de acordo com o INCA, para mais de 1.600 crianças das redes de ensino municipal, estadual e particular. A Campanha conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha.

 

Principais sintomas do câncer infantojuvenil de acordo com o inca (instituto nacional do câncer):

- Inchaço abdominal e perda de peso inexplicada;

- Febre por mais de sete dias sem causa aparente;

- Dor óssea, com aumento progressivo e duração por mais de um mês;

- Linfonodos aumentados (”ínguas”);

- Reflexo branco na pupila do olho quando exposta à luz - “olho de gato”, estrabismo e protusão ocular;

- Distúrbios visuais, inflamações e dor ocular;

- Manchas vermelhas e/ou arroxeadas na pele e palidez;

- Dor de cabeça persistente e progressiva, primariamente noturna ou ao levantar de manhã, acompanhada de vômito ou de sinais neurológicos.

Ao identificar um ou mais sintomas informe o(a) pediatra!

 - Divulgação  - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário