Lei aprovada pela Câmara visa desenvolver ações de turismo em Flores da Cunha
Primeiro Plano Municipal apresenta planejamento a ser desenvolvido até 2020
Não há como pensar no turismo como uma atividade isolada. Ele está impregnado e contaminado por todo o sistema estrutural da própria localidade onde se dá seu desenvolvimento. Com esse anseio, o município ‘Maior Produtor de Vinhos do País’ tem seu primeiro Plano Municipal, que contempla orientações estratégicas para o desenvolvimento das atividades turísticas de 2015 a 2020, tornando-se um “instrumento fundamental na determinação e seleção das prioridades para a evolução harmoniosa da atividade, (...) bem como as estratégias e ações para alcançá-las, de maneira ordenada, sistematizada, integrada, com eficácia”. Em tempos de menor arrecadação no setor público, o documento torna-se ainda ferramenta na busca por verbas e incentivos turísticos.
Aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores no dia 24 de outubro e sancionado pelo prefeito Lídio Scortegagna, o Plano Municipal de Turismo de Flores da Cunha conta com 44 páginas, resultado do trabalho iniciado em 2015 pela Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, juntamente à iniciativa privada e ao terceiro setor, por meio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e da Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra). O documento lista diretrizes em cinco dimensões, as quais são indicadas pelo Ministério do Turismo: infraestrutura, turismo, políticas públicas, economia e sustentabilidade. “Hoje o Plano é uma realidade contemplada em praticamente toda a região. Sua função é nortear as ações que temos de trabalhar, sendo uma ferramenta em constante atualização, e que também garante a continuidade do trabalho. É um documento que o trade turístico e o Comtur têm independente da administração que estiver à frente da prefeitura. É o turismo garantido por lei”, valoriza a secretária de Turismo, Fátima Ortiz.
Esse é o primeiro documento relativo ao setor do município aprovado pela Câmara. Em 2009 foram realizados fóruns que resultariam em um plano diretor, contudo a ação não teve continuidade e nem chegou a ser encaminhada para a Casa Legislativa. Sete anos depois são discutidas as mesmas demandas, porém, com um resultado mais efetivo. “Sempre foi uma demanda importante para o município e que rendeu encontros e espaços para discussões, mas sem nunca se concretizar. Hoje não se está pensando em nada mirabolante, são ações dentro da nossa realidade para que recebamos mais turistas e que eles permaneçam por mais tempo na nossa cidade. Consequentemente, todo mundo ganha. O trabalho é árduo e longo, mas tem de começar”, destaca Fátima.
Reformulação
Com a aprovação do Plano Municipal de Turismo, Fátima Ortiz enfatiza outra grande conquista local – a reorganização do Conselho Municipal de Turismo, que ocorreu também no dia 24. Novos membros a compõe, com o intuito de se adequar às necessidades atuais conforme orientação da Secretaria de Turismo. Foram descritas também novas adequações em relação às competências do grupo. Com a reformulação, são nove representantes do setor público e nove do privado, totalizando 18 titulares que terão posse na próxima quinta-feira, dia 17, às 19h, no Tri Hotel Flores. “Só vamos conseguir fazer com que o destino Flores da Cunha tenha a sua importância e reconhecimento quando todos, poder público e inciativa privada, trabalharem juntos. Uma gestão de sucesso é quando temos uma parceria público e privada”, afirma a secretária.
Um dos principais papeis do Comtur será auxiliar no trabalho de tornar o Plano uma realidade. O diretor do Tri Hotel, Rodrigo Prockt, que assume como presidente do Conselho, aposta na ação como um agente motivador para as empresas privadas. “Vejo o Plano não como algo que vai mudar o setor repentinamente, mas sim como primeiro passo para que se comece a modificar a mentalidade local em prol do turismo. Somente atitudes públicas não vão transformar nossa realidade. Enxergo no Plano uma motivação para que o turismo local seja visto com bons olhos”, acredita Prockt. Após a posse dos integrantes, reuniões irão definir estratégias e tarefas abrangendo o Plano Municipal.
Ações
Confira algumas das atividades elencadas pelo Plano Municipal de Turismo:
– Infraestrutura: monitorar o cronograma da Corsan para a instalação da estação de tratamento do esgoto (ETE) do município; implantar o Serviço de Proteção ao Turista – Brigada de Proteção ao Turista (BPAT); incentivar a utilização de outros meios de energia em substituição da elétrica; implantar acessibilidade nos passeios públicos e rampas de acesso, e piso tátil para deficientes visuais.
– Turismo: viabilizar o funcionamento de Centros de Atendimento ao Turista (CAT); otimizar para captação de eventos os espaços existentes; qualificar e diversificar a gastronomia local; criar alternativas (projetos para viabilizar) de uso dos atrativos naturais; criar o Plano de Marketing; atualizar o destino na internet aumentando a eficiência.
– Políticas Públicas: criar mecanismos de maior apoio ao turismo; aumentar o grau de cooperação público-privada; promover e apoiar a comercialização dos destinos de forma integrada; criar mecanismos para realizar pesquisa de demanda e oferta (inexistente); criar sistema de estatísticas do turismo; criar medição dos impactos da atividade turística.
– Economia: melhorar a infraestrutura de comunicação (sinais de celular e internet) nos roteiros; criar uma cartilha orientativa para os empreendedores e investidores locais apontando benefícios, formas e procedimentos do setor.
– Sustentabilidade: incentivar o uso de atrativos e equipamentos turísticos pela população local; desenvolver programas que envolvam a educação e terceira idade para a sensibilização ao turismo; incentivar a produção cultural associada ao turismo; criar mecanismos para preservação do patrimônio histórico e cultural existente.
Fonte: Plano Municipal de Turismo de Flores da Cunha.
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