Geral

Legado Italiano ganha prêmio no Festival de Cinema de Trento

O documentário está disponível na Netflix

O documentário brasileiro “Legado Italiano” ganhou o prêmio RAI do Festival de Cinema de Trento, na categoria “melhor documentário”, no domingo, dia 9. O documentário conta a história da emigração trentina e vêneta na região montanhosa do sul da Serra Gaúcha, com foco nas influências linguísticas e culturais e vinculadas a um produto tipicamente italiano: o vinho.

Em 84 minutos, o "Legado Italiano" revisita os 145 anos da imigração italiana na Serra Gaúcha e os inúmeros legados deixados ao longo desse tempo. Uma verdadeira colcha de retalhos formada, entre outros, por temas como a religiosidade, a música, a gastronomia, a arquitetura, a indústria, o talian e o vinho, abordados a partir dos relatos dos descendentes de imigrantes da região. "A imigração é, ainda hoje, uma realidade em várias partes do mundo. Em muitos lugares ela está acontecendo neste exato momento", salienta a diretora do documentário, Marcia Monteiro, em sua estreia na direção.

No Rio Grande do Sul, as filmagens ocorreram nas cidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Pinto Bandeira, São Sebastião do Caí e Vila Flores. Cada uma evidencia um dos temas desenvolvidos no filme.

 - Elton Menezes/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário