Geral

Lançamento da primeira etapa das obras do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi será no dia 23

Evento integra a programação da Semana do Município de Flores da Cunha

Durante as comemorações alusivas ao aniversário de 99 anos de emancipação política de Flores da Cunha, uma importante ação terá seu lançamento oficial: a primeira etapa das obras do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi. O ato ocorrerá no dia 23 de maio, às 18h, nas dependências do Museu.

Nesta fase, está prevista a construção de um anexo de três pavimentos ao lado do Museu. O principal objetivo desta nova edificação de apoio é conceder instalações adequadas à Reserva Técnica do Museu e ao Arquivo Histórico Municipal, bem como disponibilizar salas para as associações de artesãos do município. O projeto arquitetônico destacará ainda mais a arquitetura Art Decó da estrutura antiga, a qual será restaurada na segunda etapa.

Além da construção do prédio, este estágio das obras visa a execução e adequação do quadro de arranjo, classificação, organização, conservação e armazenamento do acervo arquivístico do Arquivo Histórico Municipal de Flores da Cunha; a elaboração de políticas para o acervo; um plano museológico; a elaboração do inventário do acervo do Museu Municipal e um software de gestão de acervos desenvolvido para a Instituição.

O projeto das obras é financiado pelo Pró-Cultura RS, da Secretaria da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei de Incentivo à Cultura. A realização é da Associação de Amigos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, com apoio da Prefeitura de Flores da Cunha e patrocínio das empresas Móveis Florense e Hidrover. A previsão de entrega é para maio de 2024. O investimento é de R$ 1,7 milhão.

Sobre o Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi

O prédio do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, patrimônio histórico cultural do município desde 2018, foi construído entre os anos de 1943 e 1945. Inaugurado em 1946, era sede da Prefeitura Municipal.

Desde 1986, após a transferência da Prefeitura para o atual Centro Administrativo em 1985, o Museu resguarda importantes objetos, documentos e fotografias referentes à colonização do município pelos imigrantes italianos.

Além disso, o Museu recria ambientes onde os objetos eram utilizados e apresenta salas especiais com utilitários domésticos, de vestimenta, da lavoura, das atividades de lazer e da tradição religiosa, sendo um elemento importante na preservação da cultura da imigração italiana em Flores da Cunha.

 - Associação de Amigos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário