Geral

Lançado o livro que apresenta os retratos de Nova Pádua

Obra sobre a história, a cultura e o povo do ‘Pequeno Paraíso Italiano’ foi apresentada ontem à noite no salão paroquial

As características mais marcantes de Nova Pádua estão eternizadas em livro. Foi lançada ontem, dia 28 de agosto, a obra Nova Pádua – O Pequeno Paraíso em Foco: Um Retrato de Nossa Gente. Escrito a 84 mãos pelos alunos do ensino médio da Escola Estadual Luiz Gelain, com o apoio de professores; coordenação do presidente da Festa de Produtos Coloniais (Feprocol) e vice-prefeito, Ronaldo Boniatti; e organização do escritor Flávio Ferrarini, o livro foi apresentado para a comunidade no Salão Paroquial Dom Júlio Scardovelli. Após, foi realizado um jantar comemorativo.

Durante o lançamento também houve uma homenagem ao escritor, publicitário e colunista do jornal O Florense Flávio Ferrarini, que morreu em junho deste ano vítima de um acidente de trânsito. Os alunos da instituição realizaram apresentações de poesias e representantes da prefeitura entregaram uma placa de lembrança à família.

O livro, que tem 174 páginas, está dividido em 10 capítulos norteados por pontos específicos da história e das características de Nova Pádua. São temas: as comunidades; a igreja e o campanário; a Banda Santa Cecília; o Belvedere Sonda; as personalidades paduenses; a educação; o esporte e o lazer; a Feprocol; os fatos curiosos e provérbios; e a emancipação política. Cada assunto foi trabalhado pelos alunos em sala de aula e complementado com pesquisas em arquivos e entrevistas externas no ano passado.

A publicação conta com depoimentos de diversos moradores. Além disso, cada tema teve a coordenação de uma professora do colégio. “Os temas do livro foram trabalhados no seminário integrado do ensino politécnico, sendo que cada estudante pesquisou e escreveu pelo assunto que mais se identificava. É uma forma de colocar o aluno dentro da história para que conheça suas origens e pesquise suas tradições”, aponta a diretora da Escola Luiz Gelain, Lenita Sonda.

A ideia do livro surgiu com o projeto Feprocol 2015, inscrito na Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Rio Grande do Sul como uma forma de deixar um legado sobre a festa e a história de Nova Pádua, como também envolver a comunidade. Segundo o vice-prefeito e presidente da Feprocol, Ronaldo Boniatti, o lançamento da obra marca o encerramento da programação do evento. “Quando cadastramos a ideia queríamos deixar um projeto de cunho cultural e optamos por desenvolver um livro. Não é uma obra escrita por profissionais, mas é um registro de nossa história e de fatos que ainda não tinham sido contados”, explica Boniatti.

Nova Pádua – O Pequeno Paraíso em Foco: Um Retrato de Nossa Gente será distribuído à comunidade escolar, entidades e participantes e também estará disponível para venda. O valor ainda não está definido. A obra foi realizada pela prefeitura de Nova Pádua, Escola Estadual Luiz Gelain e ARDCC – Estação 10 FM, e contou com patrocínio da Vêneto Transportes, Fante Indústria de Bebidas e Caderode e teve o financiamento do programa Pró-Cultura do Estado.


Estudantes e professores com o coordenador da 4ª CRE Paulo Périco e o vice-prefeito Ronaldo Boniatti. - Danúbia Otobelli
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário