Geral

Lâmpadas led são mais econômicas e duráveis

No Dia Mundial do Meio Ambiente, conheça as vantagens do equipamento que começa a ganhar a preferência do consumidor

Desde 1972, o dia 5 de junho é considerado o Dia Mundial do Meio Ambiente, definido na Conferência das Nações Unidas em Estocolmo, na Suécia. Desde então, atividades que remetem à importância da preservação e desenvolvimento sustentável do planeta são propostas nesse período. O jornal O Florense aproveita a data para abordar um assunto que vem ganhando destaque a cada ano: as lâmpadas led e as vantagens para o dia a dia e também para o meio ambiente.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), o consumo das lâmpadas led (diodos emissores de luz) tende a crescer 100% ao ano no Brasil. O número de peças desse tipo vendidas no país saltou de 4 milhões de unidades em 2011 para 25 milhões em 2014. Mesmo assim, ainda representa menos de 5% do total consumido. A tecnologia ainda é considerada recente, por isso passa por um período de adaptação de normas, ou seja, a troca das lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas de led.

Entre as diversas vantagens em utilizar os equipamentos, talvez a mais importante seja minimizar o impacto ambiental para as gerações futuras. Conforme o diretor administrativo da Vanelli Materiais Elétricos, Jackson Antoniazzi, a tecnologia led só vem a somar em benefícios ambientais e também de economia na conta de luz. “Fazer a substituição das lâmpadas comuns pelas de led só traz vantagens, sendo adaptável a qualquer projeto de iluminação, tornando-o mais sustentável”, destaca.

Foto Tessla/Divulgação


O proveito começa pela economia de energia, pois produz a mesma iluminação que as lâmpadas convencionais utilizando menos energia (até 90% de economia). A durabilidade também é significativa no led, enquanto que as incandescentes duram mil horas, as led ultrapassam as 25 mil horas, dependendo do modelo. Elas são ecologicamente corretas porque são compostas por elementos que podem ser descartados como um equipamento eletrônico qualquer (diferente das lâmpadas fluorescentes que têm componentes químicos nocivos à saúde). E também não geram raios UV ou infravermelhos, não aquecendo os ambientes.

Conforme Antoniazzi, a crise no fornecimento de energia elétrica e seu alto custo reforçam o uso do led pelo fato de diminuir o consumo de energia e, consequentemente, refletir na conta de luz no final do mês. “O mercado está crescendo a cada ano e a situação atual nos mostra que é preciso estar atento na pequena economia para refletir em benefícios maiores”, enfatiza. O investimento inicial maior com o material é revertido em economia de energia e de gastos depois de alguns meses de uso (veja na tabela abaixo). Outra grande vantagem é a garantia de 2 anos, o dobro se comparada às lâmpadas eletrônicas.

Em Flores da Cunha, Antoniazzi acredita que a procura pelas led ainda é considerada tímida, mas um trabalho de divulgação dos benefícios está sendo feito justamente para que aos poucos sejam feitas as substituições. “Nosso papel é explicar para os clientes as vantagens em implantar essa tecnologia. Temos tido bons resultados, pois acreditamos que é uma modalidade recente e que sem dúvida veio para ficar”, opina.
Em tempo, fica a dica: é importante que a compra de lâmpadas de led seja feita em um estabelecimento regulamentado, pois garante a compra de um produto de qualidade e com procedência comprovada.




Segundo Antoniazzi, nova tecnologia é adaptável a qualquer projeto de iluminação. - Larissa Verdi
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário