La Prima Vendemmia inicia nesta sexta-feira, em Nova Roma do Sul
Festa celebra o início da colheita da uva e ocorre em dois fins de semana
Responsável por abrir o calendário de eventos ligados à colheita de uva no Rio Grande do Sul, a La Prima Vendemmia inicia nesta sexta-feira, dia 24, em Nova Roma do Sul, na Serra Gaúcha. A festa ocorre a cada dois anos e atrai milhares de turistas para o município em que vivem 3,5 mil habitantes. A solenidade de abertura da festa ocorre às 19h, no Complexo Municipal de Esporte e Lazer do município.
Um dos grandes diferenciais desta edição é a duração do evento: serão dois fins de semana ao invés de um, abrangendo assim os dias 24, 25, 26, 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro de 2020. O alto número de visitantes da última edição – que contabilizou cerca de 20 mil pessoas – foi determinante para a decisão de ampliar a programação. Com mais dias de atividades, a expectativa da organização é superar a quantidade de visitas da festa de 2018.
A programação da 14ª La Prima Vendemmia contempla, entre outras atrações, passeios turísticos pelo interior, degustação de uvas, shows artísticos e musicais, jogos coloniais e o filó italiano encenado, que é um dos pontos altos do evento e ocorre nos dois sábados à noite. O tema desta edição, inclusive, é “À Luz de Lampiões”, rememorando os tempos em que moradores do interior usavam lampiões para iluminar o caminho ao visitar uns aos outros nos filós. “A La Prima Vendemmia evolui a cada edição, mas mantém seu alicerce na história e na cultura, assim como os lampiões, o objeto antigo que ilumina o nosso caminho para frente”, destaca a presidente da festa, Daniela Graziotin Fávero.
Atrações são gratuitas
Vale destacar que as atrações da La Prima Vendemmia são gratuitas e ocorrem no Complexo Municipal de Esporte e Lazer, bem no centro do município. O visitante, portanto, tem acesso à feira e aos shows sem precisar desembolsar nenhum valor, exceto o que consumir. Nem mesmo o estacionamento é pago.
A única atração que precisa ser adquirida pelos visitantes são os passeios turísticos pelo interior, pois englobam transporte e café colonial. Todos roteiros partem dos pavilhões em que a festa é realizada. O valor dos passeios varia de R$ 30 a R$ 50. São quatro opções de roteiro que duram, em média, duas horas cada.
A La Prima Vendemmia é realizada pela prefeitura de Nova Roma do Sul. O prefeito da cidade, Douglas Fávero Pasuch, acredita que o evento é uma forma de valorizar os agricultores do município. “A uva é o principal produto de Nova Roma do Sul. Temos 1.050 hectares plantados da fruta e cerca de 300 famílias estão envolvidas diretamente com o cultivo. A La Prima Vendemmia é o momento do ano em que celebramos a colheita e o trabalho dos produtores da cidade”, relata Pasuch.
O trio de soberanas desta edição da La Prima Vendemmia é formado pela rainha Milena Stefan Volpato e as princesas Jéssica Vanzin e Fernanda Cadoná. Durante todo mês de janeiro, o trio passou por cerca de 20 cidades da Serra Gaúcha e da região metropolitana para divulgar os atrativos da festa e de Nova Roma do Sul.
0 Comentários