Junte-se aos 400 florenses e se torne um doador de sangue
Cadastramento pode ser feito no Centro de Saúde ou nas Unidades Básicas
Doar sangue é um processo fácil, rápido, seguro, solidário e que salva muitas vidas. E se você ainda não é um doador, muitas iniciativas são realizadas para te incentivar a ser, inclusive em Flores. A Secretaria da Saúde está engajada a proporcionar a população campanhas para conscientizar sobre a importância da doação. “Queremos que a doação de sangue esteja inserida na população. Disseminar a importância e, principalmente, ajudar as pessoas que precisam é o nosso foco”, ressalta o secretário da Saúde, Vanderlei Stuani.
Nesta semana, a unidade móvel do Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) esteve no município realizando a coleta de 80 bolsas de sangue – é retirado aproximadamente 450 ml de sangue. Além disso, a Secretaria realiza excursões semestralmente para que os doadores possam se deslocar até Caxias do Sul para realizar a boa ação. Atualmente, mais de 400 pessoas estão cadastradas como doadoras de sangue no município. Para realizar o cadastro, que pode ser feito no Centro de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o morador precisa levar um documento de identificação.
O Hemocs fornece sangue a todos os hospitais que atendem ao Sistema Único de Saúde (SUS), de Caxias do Sul e região – o Banco de Sangue atende demanda de hospitais via convênios. Conforme a diretora geral do Hemocentro, Carolina Karam Brum, o Hemocs recebe cerca de mil doações de sangue mensais – as doações são fracionadas em quatro hemocomponentes: hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado. “Geralmente essas doações são suficientes, mas quando temos uma demanda maior realizamos campanhas de chamamento”, diz a diretora. Atualmente, os estoques de sangue do hemocentro estão satisfatórios. “Graças aos nossos doadores os estoques estão bons, mas devem ser renovados diariamente, devido ao sangue ser perecível e ter validade curta, principalmente os concentrados de plaquetas que tem apenas cinco dias de validade a partir da coleta. Por isso, é importante que doadores venham em todos os dias de funcionamento, mantendo uma média diária de 40 doações”, ressalta Carolina.
Com a chegada do inverno, a diretora afirma que as doações diminuem devido às gripes e doenças da estação, por isso é necessário a conscientização para continuar doando sempre. Segundo dados do Ministério da Saúde, somente 1,6% da população brasileira doa sangue, isso significa um índice de 16 doadores para cada grupo de mil pessoas.
Para realizar a doação, o Hemocs atende de segunda a sexta-feira das 8h30min às 17h, sem fechar ao meio-dia e aos sábados, das 8h às 11h30min. O Hemocentro está localizado na Rua Ernesto Alves, 2.260, na área central de Caxias do Sul. O telefone para contato é o (54) 3290.4543. O Banco de Sangue de Caxias do Sul também recebe doações e abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, o serviço funciona das 7h30min ao meio-dia. Para um atendimento mais rápido, agendamentos são realizados pelo WhatsApp (54) 9.9113.4710 ou pelo telefone (54) 3027.8600. O Banco fica na Rua Garibaldi, 476, também no Centro.
0 Comentários