Geral

Jovens entre 16 e 17 anos também podem doar sangue

Ampliação da faixa etária foi autorizada nesta semana pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde ampliou nesta semana a faixa etária de doadores de sangue, permitindo que jovens entre 16 e 17 anos - mediante autorização dos pais ou responsáveis - e idosos com até 67 anos, 11 meses e 29 dias possam doar sangue. Pela norma anterior, a doação era autorizada para pessoas com idade entre 18 e 65 anos de idade. Além de ampliar a faixa etária de doadores, a portaria estabelece que o limite para a primeira doação é de 60 anos. A portaria traz ainda um conjunto de diretrizes voltadas ao aumento da segurança para quem doa e recebe sangue.

Com as mudanças, a expectativa do governo federal é ampliar o volume de sangue coletado no Brasil que, atualmente, chega a 3,5 milhões de bolsas por ano. Esta quantidade é considerada insuficiente pelo Ministério da Saúde, que pretende atingir o padrão recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 3% da população. Segundo o ministério, 1,9% dos brasileiros são doadores. Em 2012, a meta do ministério é atingir a doação de 4 milhões de bolsas.

Com as medidas, a previsão do Ministério da Saúde é que aproximadamente 14 milhões de brasileiros sejam incentivados a serem doadores em potencial. De acordo com o Ministério, a decisão de ampliar a faixa etária está relacionada também com a tendência de crescimento da expectativa de vida da população brasileira.

Faixa etária

Antes, apenas pessoas entre 18 e 65 anos podiam doar sangue. Agora, é possível doar entre 18 e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Pessoas de 16 e 17 anos podem doar com consentimento dos responsáveis. No caso de pessoas abaixo de 16 anos e acima de 68 anos, o médico pode analisar em casos "tecnicamente justificáveis".

Peso
O peso mínimo para doação de sangue se mantém em 50 quilos. No entanto, agora é possível que pessoas abaixo do peso doem após avaliação médica.

Orientação sexual

A portaria estabelece que a orientação sexual não pode ser usada como critério na seleção de doadores, por não ser um fator de risco. De acordo com o Ministério da Saúde, não deverá haver, no processo de triagem e coleta de sangue, manifestação de preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, hábitos de vida, atividade profissional, condição socioeconômica, raça, cor e etnia.

Para doar é preciso
Ser saudável;
Ter entre 16 e 67 anos (16 a 18 anos somente com autorização dos pais ou responsáveis);
Ter feito uma refeição leve antes da doação;
Ter peso igual ou superior a 50 kg;
Não ter contraído sífilis, hepatite (depois dos 10 anos), doença de Chagas, ou AIDS;
Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
Não fumar duas horas antes da doação;
Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.

Onde doar
Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs)
Rua Ernesto Alves, 2.260, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30, sem fechar ao meio-dia, e aos sábados, das 8h às 12h. O telefone é o (54) 3290.4536.

Banco de Sangue de Caxias do Sul

Rua Garibaldi, 476, 1° andar, Edifício Centro Médico Pasteur. Atendimento das 8h às 12h e das 13h30min às 18h30min, de segunda à sexta. Sábados, das 7h30min às 13h. Telefone: (54) 3027.8600.



 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário