Geral

José Ivo Sartori recebe a Medalha do Mérito Farroupilha

Evento ocorreu na terça-feira, dia 19

Em um evento muito prestigiado e que emocionou quem esteve no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, o ex-governador José Ivo Sartori foi condecorado com a Medalha do Mérito Farroupilha. O evento ocorreu na terça-feira, dia 19. A maior homenagem do Parlamento gaúcho foi uma proposição do deputado Carlos Búrigo.

Nascido na Capela de São Valentin, interior de farroupilha, em 25 fevereiro de 1948, Sartori formou-se em Filosofia pela UCS e foi vereador em Caxias do Sul antes de ser eleito cinco vezes deputado estadual. Também foi secretário estadual no governo Simon, presidente da Assembleia, deputado federal, prefeito reeleito de Caxias e governador do Rio Grande do Sul.

Membro da equipe de Sartori tanto na prefeitura, quanto no governo do Estado, Búrigo ressaltou em seu discurso a trajetória do amigo e companheiro de partido, e relembrou momentos da parceria dos dois. “Minha história com Sartori começou há muito tempo. Ainda como secretário e prefeito em São José dos Ausentes. Inclusive, foi o Sartori que me incentivou a concorrer a prefeito. Conheci ali, no dia a dia, o caráter e a transparência que tanto dizem quem é o Sartori. Seja na prefeitura de Caxias, onde trabalhamos juntos por oito anos, ou no governo do Estado, por mais quatro. Pude viver a experiência única de aprender a respeitar ainda mais tudo que envolve a coisa pública”, pontuou o deputado.

Durante o seu pronunciamento, visivelmente emocionado, o ex-governador abordou o passado e os desafios da sua gestão, mas ressaltou que é preciso “olhar para frente, com foco nas pessoas e no bem comum”. Sartori agradeceu a homenagem, a qual dividiu com todos os gaúchos. “Essa medalha é do Rio Grande, e do propósito da sua gente”, disse.

Após a solenidade, Búrigo reforçou as palavras de admiração a Sartori. “Foi ele quem trouxe assuntos espinhosos para a mesa, e começou um processo, tanto de discussão, quanto de implantação de medidas que vão repercutir por décadas. Mas a principal realização de Sartori foi a transparência. Falar claro e direto com os gaúchos. Abriu as contas e escancarou o tamanho do rombo em que estávamos vivendo. Hoje, todos nós temos tranquilidade e orgulho de defender seu legado, seu nome. De apoiá-lo em qualquer decisão que tomar, por onde Sartori quiser andar”, finalizou o parlamentar.

 - Luiz Chaves/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário