Geral

Jornal O Florense completa 29 anos de fundação

Publicado semanalmente desde 1986, semanário entra no ano 30 apresentando uma nova campanha publicitária e adianta algumas das ações que serão desenvolvidas até outubro de 2016

A partir desta semana a equipe do jornal O Florense inicia oficialmente os preparativos para a celebração dos 30 anos de fundação da empresa. A nova logotipia alusiva ao aniversário e a campanha publicitária Gerações em Notícia, assinada pela Agência Positiva, estarão nas páginas da publicação a partir do dia 9 para deixar o tema presente junto à comunidade. Neste domingo, dia 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis, o semanário, fundado em 1986, completa 29 anos.

Entre as ações a serem desenvolvidas, informa a diretora executiva, Maria de Lurdes Stuani Fontana, estão exposições fotográficas com capas de edições históricas do jornal e com imagens captadas pelas lentes dos profissionais que integram e integraram o quadro de funcionários. A realização da 3ª edição do Troféu Grazie, como forma de agradecimento público a pessoas que contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do município, também está nos planos da empresa (a primeira edição ocorreu em 2001, quando o jornal completou 15 anos; e a segunda em 2011, no 25 anos).

A campanha publicitária que estampa esta página foi concebida pela Agência Positiva numa parceria com O Florense. A partir deste mês o tema Gerações em Notícia – O Florense 30 anos ganhará as páginas do jornal quando serão contadas histórias de pessoas ligadas a informações publicadas em edições passadas. “O jornal O Florense é um gerador de conteúdo e também é um laço entre muitas gerações de pessoas por meio de suas páginas nesses 30 anos. Partindo dessa premissa, o símbolo dos 30 anos representa o jornal como um elo, uma conexão entre essas gerações”, explica o arquiteto e diretor de criação da Positiva, Elias Carpeggiani.

O jornal é um produto da Editora Novo Ciclo, que publica também livros e o Perfil Socioeconômico de Flores da Cunha (a edição 2015 será apresentada para convidados no dia 28 de outubro, no Centro Empresarial).


Logotipo do jornal estará devidamente caracterizado a partir da próxima edição.

Histórico
O Florense, fundado em 4 de outubro de 1986, teve na edição número 1 notícias sobre a eleição do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR); os planos do prefeito da época, Ângelo Araldi, para 1987; os partidos políticos e as eleições de 1986; e as candidatas à rainha da Festa Nacional da Vindima. A tiragem foi de 4 mil exemplares, distribuídos gratuitamente em todo o município.

Atualmente, O Florense tem 2.800 assinantes e tiragem média de 3.500 exemplares por semana. A empresa tem 20 funcionários (áreas administrativa, comercial, redação e entrega). No setor de assinaturas conta também com uma valorosa equipe de agentes nas comunidades do interior.

A ideia de ter um veículo de comunicação em Flores da Cunha surgiu em julho de 1986, durante a Vindima da Canção. Motivados pelo evento cultural, o atual diretor, Carlos Raimundo Paviani, e os amigos Roque Alberto Zin e Alberto Walter de Oliveira, discutiram a necessidade de o município ter um meio para disseminar e retratar a cultura. Depois de três meses o periódico foi lançado.

Naquele ano, as primeiras instruções foram passadas pelo jornalista Renato Henrichs, que colaborou com a organização das primeiras edições, e pelo publicitário Luiz Andreola, que criou a logotipia. No início, a circulação era quinzenal, às quartas-feiras. Em 1990, O Florense passou a chegar à casa dos assinantes e nas bancas semanalmente. Os dias de circulação variaram nestes 25 anos: primeiros aos sábados, depois sextas-feiras, e novamente sábados. Hoje a circulação é semanal e às sextas-feiras.

Em 1998, O Florense ganhou cor. Primeiro, em 10 de abril, a capa e contracapa. Depois, em novembro, com a publicação de um especial que apresentava as candidatas à rainha da Fenavindima. Em julho do mesmo ano o meio de comunicação atingiu as 500 edições. Em março de 2008, chegou ao exemplar de número 1.000. No mesmo ano, a edição passou a ser disponibilizada na internet e, desde julho de 2010 o site é atualizado periodicamente.

Em 2011 o jornal completou 25 anos com uma série de eventos, como a 2ª edição do Troféu Grazie e uma Ação Social na Praça da Bandeira, viabilizada pela parceria com entidades públicas e privadas. No mesmo ano, em 28 de outubro foi lançada uma edição comemorativa ao aniversário, uma revista especial com 56 páginas que recontou algumas das principais notícias publicadas ao longo de duas décadas e meia de história, recheada de anúncios em três dimensões (3D). Em outubro de 2013, O Florense ficou todo colorido. No ano passado ocorreram algumas mudanças gráficas e adequações de conteúdo para tornar as edições mais atrativas aos leitores. E em 2016, quais serão as novidades?


Campanha publicitária foi desenvolvida para marcar o ano 30 do semanário. - Agência Positiva/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário