Jornada da Viticultura ocorrerá em Santa Catarina
Evento voltado à vitivinicultura ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 15 de julho. Inscrições que garantem transporte para associados do STR se encerram hoje
Com o objetivo de debater políticas públicas relativas ao seguro para agricultura, apresentar projetos e resultados de pesquisa em viticultura e integrar produtores e instituições de diferentes regiões, ocorre na próxima sexta-feira, dia 15 de julho, a 17ª Jornada da Viticultura Gaúcha, que neste ano terá atividades em conjunto com o 6º Seminário Catarinense da Uva, Vinho e Suco, na cidade de Videira, no Oeste de Santa Catarina. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Flores da Cunha e Nova Pádua oferece transporte e estadia para os agricultores que pretendem participar das atividades. As inscrições se encerram hoje, dia 8.
A viagem até Videira terá saída na quinta-feira, dia 14, às 5h, em frente ao STR (Avenida 25 de Julho, 1.732, no Centro). À tarde serão realizadas visitas técnicas em vinícolas e também na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri-SC). No dia seguinte, após a Jornada, haverá o retorno para Flores da Cunha. Para os associados o STR, em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), irá custear as despesas com transporte e hotel, ficando as refeições de responsabilidade de cada produtor. Na cidade de Videira, as atividades serão concentradas no Clube Floresta, com início às 9h e encerramento às 13h.
De acordo com o presidente do STR, Olir Schiavenin, a participação dos agricultores é fundamental no desenvolvimento da propriedade rural. De Flores da Cunha e região, mais de 250 produtores devem prestigiar a programação. “É um intercâmbio de ideias, com interação, informação e o conhecimento de novas tecnologias e temas atuais. Neste ano teremos ainda as visitas técnicas em propriedades catarinenses, o que vai agregar muito conhecimento”, valoriza Schiavenin. Os dados da safra da uva 2016 também serão apresentados, assim como informações sobre o seguro agrícola. Inscrições e outras informações pelo telefone (54) 3292.7500. Confira no site www.jornaloflorense.com.br a programação completa da Jornada.
Programação
9h – Abertura com pronunciamento de lideranças e autoridades.
9h30min – Palestras Seguro para a viticultura: Programa de Seguro Rural, com Vitor Augusto Ozaki, diretor do Departamento de Gestão de Risco e Recursos Econômicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); e Seguro da Agricultura Familiar, com José Carlos Zukowski, coordenador geral do Seguro da Agricultura Familiar da Secretaria Familiar e do Desenvolvimento Agrário. Os debatedores serão Irineu Berezanski e Márcio Roberto Langer, assessores de Política Agrícola das federações dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc) e do Rio Grande do Sul (Fetag), respectivamente.
10h25min – Painel Produção de uvas, vinhos e sucos da safra 2016 no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, apresentado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pelo Mapa.
10h45min – Intervalo.
11h – Palestra Tecnologias Vitivinícolas em desenvolvimento no Estado de Santa Catarina, com Vinícius Caliari, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
12h – Debates e encerramento.
13h – Almoço.
0 Comentários